Ao todo, serão escolhidos 12 candidatos, entre representantes do poder público e da sociedade civil; edital de convocação está disponível para consulta

A Prefeitura de Guarujá realiza, na próxima terça-feira (30), as eleições para definir o Conselho Gestor da Praia do Tombo no biênio 2024/2026. O pleito é responsável pela governança ambiental e turística do local, atendendo aos 33 critérios do Programa Bandeira Azul. A novidade é que desta vez serão eleitos 12 membros, sendo seis destes representantes de uma instituição ambiental, dos comerciantes e ambulantes locais, de associação de bairro e universidades situadas na Cidade. Os candidatos podem ser conhecidos na edição do Diário Oficial desta sexta (26).

Já a outra metade da equipe de trabalho será composta por membros das secretarias municipais de Meio Ambiente e Segurança Climática (Semam), Defesa e Convivência Social (Sedecon), Esporte e Lazer (Sel), Turismo (Setur), Cultura (Secult) e Operações Urbanas (Seurb). Após as eleições, o Conselho fará encontros periódicos, com apresentações de propostas para o melhor ordenamento da região. As deliberações são registradas em atas e relatórios.

O Conselho Gestor da Praia do Tombo é paritário. A composição é fundamental para fortalecer a responsabilidade compartilhada entre a Administração Municipal e a sociedade civil, além de conscientizar a população sobre os desafios para manter Guarujá como recordista de certificações da Bandeira Azul na América do Sul – a Cidade é a única a somar 14 certificações consecutivas.

Programa Bandeira Azul

Com a 14ª Bandeira Azul hasteada, a Praia do Tombo é recordista de premiações na América do Sul. O reconhecimento é da Foundation for Environmental Education (FEE), uma Organização Não Governamental (ONG) dinamarquesa que avalia índices de gestão de qualidade ambiental como infraestrutura, balneabilidade da água, segurança, turismo sustentável e educação sobre a responsabilidade social dos visitantes. Outro destaque é que Guarujá é a única do Estado de São Paulo a ter o selo em três lugares, pela concessão também ao Iate Clube e Marinas Nacionais.