Mais duas conferências livres serão realizadas, antecedendo a 3ª Conferência Municipal


A 1ª Conferência Livre de Políticas para as Mulheres superou expectativas dos organizadores, contando com a participação de aproximadamente 100 pessoas e reunindo 31 propostas apresentadas. Os temas que mais citados foram a busca da igualdade e equidade de gênero, em todos os âmbitos, e o respeito à diversidade de gênero e enfrentamento de todas as formas de discriminação, racismo e violências de gênero, em suas múltiplas expressões. O encontro aconteceu na última quarta-feira (18), na Associação dos Idosos, Pensionistas e Aposentados de Vicente de Carvalho – ASIPAVIC.


A reunião foi um preparativo para a 3ª Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres, que acontece no dia 8 de julho em Guarujá. A presidente do Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres (CMDM), Geane Maria da Silva, destaca que a iniciativa busca a ampla participação das diversas vozes de mulheres. “Estamos no caminho certo. Hoje, demos um passo importante, com a realização da nossa 1ª Conferência Livre, que foi um verdadeiro sucesso. Com participação ativa e muitas propostas, mostramos que quando mulheres se reúnem, transformam realidades”, comemora.


Ainda serão realizadas mais duas conferências livres. No próximo dia 27, às 14 horas, a 2ª Conferência Livre de Políticas para as Mulheres acontecerá no Instituto Alimentando o Bem (Avenida da Praia, 1879 - Balneário Praia do Perequê).


A última, no dia 3 de julho, às 19 horas, será on-line, através da plataforma Google Meet. link para a videochamada é https://meet.google.com/iws-nwwt-xgt. As conferências livres funcionam como pré-conferências e são importantes para que as mulheres participem e as propostas coletadas sejam levadas à conferência principal.


A conferência


Com o tema “Mais Democracia, Mais Igualdade e Mais Conquistas para Todas”, a 3ª Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres acontece no dia 8 de julho, às 19 horas, na E.M. Prof. Antonio Ferreira de Almeida Junior (Rua Marivaldo Fernandes, s/nº – Jardim Tejereba).


A conferência tem como objetivo promover um amplo debate sobre os direitos e as necessidades das mulheres do Município, buscando a construção de políticas públicas mais inclusivas. Os encontros estão sendo organizados pelo CMDM, com apoio da Prefeitura de Guarujá, através da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (Sedhuci).


Os eixos


Ao todo, sete eixos serão debatidos. São eles:


- Eixo 1 - autonomia das mulheres em todas as dimensões da vida


- Eixo 2 - busca da igualdade e equidade de gênero, em todos os âmbitos


- Eixo 3 - respeito à diversidade de gênero e enfrentamento de todas as formas de discriminação, racismo e violências de gênero, em suas múltiplas expressões


- Eixo 4 - caráter laico do Estado


- Eixo 5 - universalidade e acesso às políticas públicas executadas pelo estado brasileiro


- Eixo 6 - participação ativa das mulheres em todas as fases das políticas públicas


- Eixo 7 - transversalidade como princípio orientador de todas as políticas públicas