O mais novo grupo é composto por 20 alunos e já foi apresentado à comunidade, em uma cerimônia de lançamento

Em Guarujá, a Escola Municipal Lucimara de Jesus Vicente (Santa Rosa), coroa o ano letivo com o lançamento oficial de um projeto muito desejado pela comunidade. Trata-se do resgate da Banda Estudantil de Percussão, que teve sua composição inédita apresentada à população no último dia 4, em cerimônia na própria unidade, além das ruas do bairro.

O mais novo grupo é composto por 20 estudantes divididos entre instrumentistas, representantes de linha de frente e corpo coreográfico. Todos passaram por um processo de preparação prévia de três meses, que começou em setembro com as inscrições e envolveu aprendizagem básica. Na prática, os alunos conhecem conceitos musicais e de ordem unida, como funciona cada instrumento e a periodicidade adequada de treinamento.

A constância, dedicação e responsabilidade dos integrantes é o que possibilita, por exemplo, que eles já saibam tocar e marchar ao mesmo tempo. A retomada da tradição foi viabilizada após uma proposta apresentada pelo professor voluntário Alexandre de Oliveira, que dá aulas de percussão pelo Programa Escola em Tempo Integral (Peti), instituído na Lei Municipal 5.231/2024.

O docente também é instrutor e regente de banda há mais de duas décadas, tendo atuado em quatro escolas da rede municipal. Ele conta que o principal propósito é despertar o interesse musical e desenvolver disciplina. “Projetos como esse revelam talentos, além de fortalecer o respeito, perseverança e sensibilizar sobre a importância do trabalho em equipe. Agradecemos muito a diretora da unidade, Rosemeire Zacariotti, que foi a primeira a abraçar a causa e dar o máximo de apoio”, comemorou o professor voluntário.

Líder de percussão

Outra novidade é que a Banda Estudantil agora possui sua primeira líder de percussão, a aluna Carol Maria Vicente, de 15 anos. Ela foi nomeada em reconhecimento ao comprometimento e destaque no decorrer das atividades deste ano letivo. Um certificado de participação foi entregue a todos os inscritos, assim como estudantes protagonistas em outros instrumentos conquistaram medalhas de honra ao mérito.

Regras e ensaios

Para participar do projeto, os estudantes precisam seguir um regramento específico, atendendo a critérios de desempenho escolar, como frequência regular e boas notas. Os ensaios acontecem duas vezes por semana, sempre as segundas e quartas-feiras, das 13 às 15 horas, na Paróquia Santa Rosa de Lima (Avenida Manoel da Cruz Michael, 297 - Santa Rosa), que é parceria da iniciativa e cede o uso de seu salão para o treinamento.