Levantamento da Prefeitura considera o período de 2017 a 2024, em que os estudantes contemplados tiveram gratuidade total no transporte público municipal
Em quase oito anos consecutivos, a Prefeitura de Guarujá garantiu e ampliou o acesso à Educação para milhares de estudantes, desde crianças a adultos em formação profissional. Somente o Programa Passe Livre, que fornece 100% de gratuidade no transporte público municipal, registrou 25.939 benefícios concedidos desde 2017.
A Secretaria Municipal de Educação (Seduc) é a responsável pela gestão da política pública e tem uma comissão exclusiva para o seu pleno funcionamento. São contemplados estudantes que possuem renda familiar de até quatro salários mínimos, moram em Guarujá ou no Distrito de Vicente de Carvalho a, no mínimo, um quilômetro de sua unidade de ensino e estudam a partir do 1° ano do Ensino Fundamental (redes municipal, estadual ou particular).
Superação
Uma das beneficiárias é a estudante Ilma de Andrade, de 63 anos, que cursa a 4ª série na Escola Municipal Professora Dirce Valério Gracia (Jardim Tejereba). A unidade é um dos dois polos de ensino da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e, desde o ano passado, a aluna se desloca do bairro Morrinhos, onde mora, para ter acesso à aprendizagem. Ela conta que, sem o Passe Livre, seria difícil custear as passagens de ida e volta.
“Graças ao Passe Livre, posso estudar mais tranquila, sem me preocupar se terei dinheiro para pagar a passagem de ônibus ou não. Já é um desafio conciliar as aulas com trabalho e família, e se eu tivesse que faltar por não conseguir custear a condução, dificilmente conseguiria me formar. Espero que a Prefeitura de Guarujá continue ajudando muitos outros estudantes assim como eu”, comemorou a aluna Ilma de Andrade.
Três oportunidades de garantir o benefício
Anualmente, o Programa Passe livre, instituído pela Lei Municipal 2.418/1995, pode ser adquirido em três fases, ou seja, em cada um dos períodos específicos abertos para inscrição entre os meses de janeiro, março e julho. O prazo também é válido para recadastramento, garantindo que aqueles que já têm o benefício aprovado continuem utilizando o recurso.