Ao todo, Cidade somou 6.806 pontos; quatro atletas do Município ficaram entre os primeiros colocados em campeonato na Praia do Tombo
Guarujá foi protagonista da 1ª etapa do Hang Loose Surf Attack, não apenas por sediar o evento na Praia do Tombo entre sexta-feira (13) e domingo (15), mas também por premiar quatro atletas da Cidade, entre eles, dois primeiros lugares e finalizar o torneiro na liderança do campeonato, com 6.806 pontos, seguido por Ubatuba (6.565), Praia Grande (5.500) e São Sebastião (5.310).
A organização é da Associação de Surf de Guarujá (ASG) e contou com o apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer (Sel). A competição fez parte da 35ª edição do campeonato e contou com quatro categorias: Sub-12, 14, 16 e 18, no masculino e feminino. As próximas etapas serão realizadas em mais duas praias do litoral de São Paulo: Itamambuca, em Ubatuba, e Maresias, em São Sebastião.
Campeões
O circuito começou sob sol e ondas de 1,5 metro, mas o vento maral aumentou o desafio dos atletas. No sábado e no domingo, o mar estava alinhado, com vento calmo e sol intenso, condições ideais para os competidores explorarem todo o potencial de suas manobras.
Os surfistas Bryan Almeida e Matheus Jhones levaram o ouro para Guarujá em suas categorias: Bryan venceu no Sub-18 Masculino, enquanto Matheus conquistou o 1º lugar no Sub-12 Masculino. Bryan ainda garantiu a prata no Sub-16 Masculino, mesma categoria em que Giovanna Rocha ficou com o bronze no feminino.
Matheus Jhones mostrou versatilidade ao subir novamente ao pódio, desta vez com o 3º lugar no Sub-14 Masculino. Outro nome de destaque foi Maria Clara, que lutou até o fim e alcançou o 4º lugar no Sub-12 Feminino, fechando com chave de ouro a participação dos atletas locais.
Campeão da Sub-18, Bryan Almeida destacou a alegria de vencer em casa. “A sensação é maravilhosa, pois é um campeonato que tenho treinado bastante e estou muito feliz por ter vencido”, afirmou.
Seu pai, Hilário da Silva, carinhosamente conhecido como Dunga, contou que o filho obedece uma rotina regrada, conciliando treinos e estudos. “É colégio de manhã, treinos no mar à tarde, inglês no fim da tarde e funcional no início da noite. Ele é um jovem muito dedicado e para nós é uma grande alegria vê-lo colher esses frutos”.
O secretário de Esporte e Lazer celebrou a vitória dos atletas e a liderança do campeonato. “É com grande orgulho que comemoramos mais uma conquista histórica para o esporte de Guarujá. Isso é a prova de que a Cidade não apenas recebe grandes eventos, mas se destaca como berço de campeões”, finalizou.