Uma das principais ações se refere ao Promicult, que será a primeira política pública permanente para a cultura


Com o objetivo de fomentar o setor cultural no Município, além de valorizar os artistas locais, diversas atividades estão sendo planejadas pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura (Secult).  O secretário da pasta conta que uma das principais ações se refere ao Programa Municipal de Incentivo Fiscal de Apoio à Cultura (Promicult), que será a primeira política pública permanente para a cultura.


O secretário conta que são várias as ações a serem realizadas e que já estão sendo mapeadas. “São propostas que requerem um tempo para executar, mas que já estão em andamento. São muitos os desafios, mas seguimos buscando essa transformação para algo muito melhor e, para isso, contamos com o apoio do movimento cultural da Cidade, e estamos buscando trazer programas do Governo do Estado e Ministério da Cultura”, comentou.


O secretário ressalta que a Secult está sempre aberta a receber sugestões e novas propostas, sempre valorizando o artista local. Um dos objetivos é reativar os grupos estudantis de teatro. “Eu iniciei em um grupo de teatro na escola. É importante reativar os grupos teatrais e de dança nas escolas, fomentar a cultura onde o jovem está”, ressaltou.


Equipamentos


Entre os equipamentos culturais, o Teatro Municipal Procópio Ferreira se destaca com uma agenda completa de eventos diversos, de quinta a domingo, desde o mês de janeiro, entre peças teatrais, stand-ups, musicais e espetáculos para todos os públicos.


A Fortaleza de Santo Amaro da Barra Grande também é bastante procurada para realizações de eventos e exposições, devido à sua importância histórica e a beleza imponente da fortificação, localizada em meio à natureza. Já a Usina Cultural, localizada em Vicente de Carvalho, passará por uma pequena reforma para voltar a receber cursos e atividades culturais.


De acordo com o secretário, também está em estudo uma parceria com os Centros de Atividades Educacionais Comunitárias (Caecs) do Município, para a realização destas aulas.


Cursos


O secretário explicou que serão retomados os cursos oferecidos pela Secult. “Houve uma necessidade de reestruturação dos cursos oferecidos, mas em breve serão retomados”, finalizou.