O envio deve ser feito por meio do Sistema de Controle Interno Municipal (SCIM)
Com o objetivo de padronizar o envio de documentos entre secretarias e demais setores da Administração Municipal, além de gerar economicidade referente ao uso de papel, a Secretaria de Gestão Administrativa (ADM) publicou a portaria 03/2025 na edição do Diário Oficial da última quinta-feira (13), visando eliminar o uso de papel na tramitação de processos, memorandos, comunicados entre outros.
A normativa leva em consideração a necessidade do aperfeiçoamento no processamento de documentos, aumento da transparência, agilidade e padronização dos processos administrativos, além da importância em acompanhar as evoluções tecnológicas que requerem novas formas de trabalho e de trâmite de informações.
A tramitação de expedientes, em todos os níveis, deve ser feita por meio do Sistema de Controle Interno Municipal (SCIM), evitando o envio físico de documentos, sendo direcionada para a sigla da unidade, e nunca a sigla de uso pessoal para o andamento de processos de interesse geral, cabendo aos gestores assegurar que todos os servidores estejam devidamente cadastrados no SCIM.