Município é o único da Baixada Santista a ter seis restaurantes populares, entre instalações físicas e móveis; prefeito e dois conselhos municipais discutiram políticas públicas

As políticas públicas de assistência social da Prefeitura de Guarujá têm avançado significativamente nos últimos sete anos. Um destaque é a segurança alimentar, uma vez que o Município é o único na Baixada Santista a contar com seis restaurantes populares, físicos e móveis, que disponibilizam refeições a R$ 1,00. São servidos cerca de 77 mil almoços mensalmente.

O assunto foi tema de reunião entre o prefeito de Guarujá, e os Conselhos Municipais de Segurança Alimentar (COMSEA) e Assistência Social (CMAS), na última terça-feira (23). A discussão envolveu servidores públicos e representantes da sociedade civil.

Os grupos começaram reforçando a importância de seguir o plano de trabalho anual à risca, para garantir melhorias. No caso do CMAS, que é um órgão consultivo, deliberativo, propositivo e de fiscalização, seu funcionamento possibilita o recebimento de recursos federais, estaduais e municipais. Somente em 2023, a equipe aprovou o aporte de R$ 9 milhões, destinados ao Fundo Municipal de Assistência Social.

Restaurantes

Dos três restaurantes populares fixos de Guarujá e Vicente de Carvalho, dois são subsidiados pela Administração Municipal, sendo eles o ‘Santo Antônio’ (Alameda das Violetas, 330 – Vila Santo Antônio) e ‘Vila Baiana’ (Rua Colômbia, 1125 – Vila Baiana). A Prefeitura mantém, ainda, duas unidades móveis que, a cada seis meses, ofertam refeições por R$ 1,00 em locais diferentes – atualmente, eles estão nos bairros Perequê e Vila Edna.

Já o Governo do Estado mantém um Bom Prato fixo, que fica na Avenida Áurea Gonzales de Conde, 47 – Jardim Progresso (Vicente de Carvalho), e outro móvel, que se encontra na Vila Ligya.

Diariamente, os seis equipamentos forneceram aproximadamente 3.500 refeições. Os pratos fazem parte de um cardápio elaborado por nutricionistas e possuem todos os nutrientes necessários para que a população se alimente de forma adequada.

O COMSEA atua diretamente na rotina dos serviços, bem como em casas de acolhimento geridas pela Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social de Guarujá (Sedeas). A meta é manter o atendimento adequado e ampliar acesso a pessoas em situação de vulnerabilidade social.

O prefeito agradeceu pelo comprometimento dos conselheiros. "A atuação de vocês faz a diferença na vida de milhares crianças, jovens, adultos e idosos. Parabéns pelo empenho e sigam contando conosco," reforçou.

Cozinha Alimento

O titular da Sedeas, Rafael Carvalho, anunciou que ainda neste ano a Prefeitura deve lançar o Projeto ‘Cozinha Alimento’. “A proposta é transformarmos um espaço físico em um banco de alimentos voltado à educação alimentar. Estamos buscando recursos para a implantação da ideia e os conselhos municipais são imprescindíveis nesse processo”, destacou.

Feira da Cidadania

Na oportunidade, o Projeto Feira da Cidadania também foi discutido. Por meio dele, a Sedeas recebe doações de frutas, legumes e verduras de comerciantes e distribui a famílias cadastradas nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras). A presidente do COMSEA, Patrícia Kliamca, agradeceu os apoiadores e reforçou que toda parceria continua sendo bem-vinda. ”Sem alimentação, ninguém sobrevive. Por isso, mercados, feirantes e outros segmentos que quiserem contribuir de alguma forma, podem procurar a pasta”, finalizou.