Evento recebeu pessoas de todas as idades e gerou conhecimento e entretenimento

O Dia da Visibilidade Trans, comemorado em 29 de janeiro, foi celebrado com sucesso em Guarujá. No último domingo (28), mais de 100 pessoas se reuniram no Teatro Municipal Procópio Ferreira, em uma iniciativa que buscou dar voz à comunidade trans. Foram realizadas rodas de conversas e diversas ações de entretenimento.

Capitaneado pelo Coletivo Causa Beauty, Comissão Municipal da Diversidade Sexual (CMDS) e com apoio da Prefeitura de Guarujá, o Trans-formar proporcionou roda de conversa sobre saúde, assistência social e vida digna e plena. Além disso, houve espaço para apresentações artísticas, com sarau, desfile e brechó. O evento também teve tempo para um coffee break.

A presidente do CMDS, Núbia Isadora, salientou os horizontes que iniciativas voltadas ao público trans podem abrir. “Temos como maior objetivo ouvir a comunidade e implementar políticas públicas. É de extrema importância a participação de todos vocês para que possamos conseguir evoluir com eficácia”, afirmou.

Dia da Visibilidade Trans

No dia 29 de janeiro de 2004 foi organizado, em Brasília, um ato nacional para o lançamento da campanha “Travesti e Respeito”. O ato foi um marco na história do movimento contra a transfobia e na luta por direitos. A data foi escolhida como o Dia Nacional da Visibilidade Trans.