Um dos desafios da Prefeitura de Guarujá é diminuir a taxa de absenteísmo – quando o paciente marca a consulta, mas não comparece para o atendimento –, que na rede municipal de saúde chega a 30%


Para facilitar o acesso da população às consultas com especialistas na rede municipal, a Prefeitura de Guarujá mantém o agendamento de maneira descentralizada.  A unidade de origem do paciente, Unidade Básica de Saúde (UBS) ou Unidade de Saúde da Família (Usafa), solicita as consultas especializadas e, também, de procedimentos diagnósticos,via sistema de regulação de consultas e exames de perfil ambulatorial.


O Ambulatório de Referência em Especialidade (ARE) trabalha com sistema de pré e pós-consulta, onde os pacientes são recepcionados com agendamento prévio, realizado, preferencialmente, nas unidades de saúde da atenção primária, que são as UBSs e Usafas.


As consultas de primeira vez são, obrigatoriamente, realizadas pelas UBSs e Usafas. Em alguns casos, unidades de atenção especializada ou terciária também podem fazer o agendamento, desde que a partir de sistema informatizado de regulação da oferta de consultas e exames ambulatoriais. Quanto aos retornos pertinentes, estes são agendados diretamente no ARE. No entanto, demais retornos podem acontecer para outras unidades, em caso de pacientes crônicos, por exemplo.


Complexo Regulador Municipal


O secretário de Saúde de Guarujá, destaca a importância da implantação do Complexo Regulador Municipal neste aspecto. “Muito em breve, os agendamentos passarão a ser realizados, de forma eletrônica, pela própria unidade da atenção primária de referência dos usuários”. A segunda fase do Complexo deve começar a funcionar nas próximas semanas, com a regulação de procedimentos ambulatoriais da rede municipal.


Já o ARE é a unidade da rede municipal que comporta o maior foco de atendimento médico especializado, além de consultas multiprofissionais, procedimentos e exames diagnósticos. O equipamento já conta com obra de ampliação em andamento para mais consultórios, o que permitirá ampliar o atendimento à população. Recentemente, a Prefeitura executou diversas melhorias no Ambulatório. Dentre os destaques estão: modernização dos ambientes, manutenção do espaço físico e ampliação do parque tecnológico.


Estrutura


Atualmente, 14 consultórios estão à disposição dos pacientes para atendimento médico e multiprofissional, além de salas para pequenos procedimentos, de curativos, pós-consulta, administrativa e recepção. O local é responsável ainda por exames de imagem e orientações em geral.


Ao todo, 76 profissionais atuam no Ambulatório, entre médicos, equipe de enfermagem, gerente, nutricionista, assistente social, coordenador administrativo e técnicos administrativos.


Absenteísmo passa dos 30% no Município


Se por um lado a Prefeitura trabalha para garantir a oferta do serviço aos munícipes, por outro, o desafio da Administração é a taxa de absenteísmo na rede municipal de saúde, que no momento é 30%.


Para evitar que os pacientes faltem aos agendamentos, a Prefeitura desenvolve, rotineiramente, campanhas de conscientização para que o paciente não deixe de comparecer às consultas e exames. Neste mês de janeiro, por conta da temporada de verão e de férias, por exemplo, o ARE apresentou um número bem abaixo do que era esperado, com relação aos pacientes que estavam agendados.


Mais 10 mil atendimentos


Mesmo diante desse percentual de faltas, o número de atendimentos feitos à população no ARE cresceu entre um ano e outro. Comparativo realizado pela Secretaria Municipal de Saúde identificou que o Ambulatório teve um aumento no número de atendimentos prestados entre 2023 e 2022. Em todo o ano passado, o ARE fez 86.699 atendimentos, contra 76.816 em 2022.