Programa estadual beneficiará núcleos mais vulneráveis do Bolsa Família, que têm renda mensal de até R$ 89,00 per capita. Lista com os contemplados está disponível no site da Prefeitura: www.guaruja.sp.gov.br

Começa a ser entregue nesta segunda-feira (18) um total de 6.664 cestas básicas destinadas a famílias em extrema pobreza de Guarujá. A iniciativa, que na Cidade é coordenada pela Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social (Sedeas), faz parte do Programa Alimento Solidário, do Governo do Estado, que visa garantir segurança alimentar da população em vulnerabilidade social durante a pandemia da Covid 19. As retiradas ocorrem até quinta-feira (21), em dois turnos, manhã e tarde.

As cestas básicas serão destinadas exclusivamente às famílias cadastradas no Programa Bolsa Família (incluídas no Cadastro Único – Cadúnico) que possuem renda mensal de até R$ 89,00 per capita. A lista com os nomes dos contemplados, locais e horários para retirada já está disponível no site da Prefeitura (www.guaruja.sp.gov.br). Para conhecê-los, basta clicar na logomarca do Programa Alimento Solidário. Só poderá receber a cesta o beneficiário que estiver com RG ou documento válido com foto em mãos.

O titular da Sedeas reforça que os beneficiários do programa de distribuição de cestas básicas já são pré-definidos pelo Governo do Estado: apenas as famílias classificadas como situação de extrema pobreza cadastradas no Programa Bolsa Família: “Será apenas para as famílias dessa camada, que são as mais vulneráveis do Bolsa Família”, explica, detalhando que este programa federal tem, ainda, famílias em situação de pobreza e de baixa renda, que não estão ente as contempladas.

Logística

A distribuição será organizada por pólos. Serão 10 locais, sendo nove escolas: Escola Municipal 1º de Maio (Av. Adriano Dias dos Santos, 611- Jardim Boa Esperança - Vicente de Carvalho), Escola Municipal Dirce Valério Gracia (Av. Dom Pedro I, 340 - Jardim Tejereba), Escola Municipal Giusfredo Santini (Rua São João Batista, nº 380- Morrinhos II), Escola Municipal Hermínia Neves Vitiello (Rua João Thomas Tangary, nº 95 – Bairro Santa Rosa), Escola Municipal José de Souza( Av. Atlântica, nº 1518 – Cidade Atlântica), Escola Municipal Maria Aparecida Ramos Camargo (Rua Poeta Gregório de Matos, nº 71 – Loteamento Jd. Brasil – Morrinhos III), Escola Municipal Mario Cerqueira Leite Filho (Rua Javari, nº 95 – Balneário Praia do Perequê), Escola Municipal Profª Lúcia Flora dos Santos(Rua Josefa Hermínia Calda, nº 200 – Jd. Progresso), Escola Municipal Paulo Freire (Av. Tancredo Neves, s/nº – Santa Clara). Além do Centro de Atividades Esportivas Santa Cruz (Estrada Santa Cruz dos Navegantes, s/nº).

“Estamos organizando a entrega por regiões, cada beneficiário vai receber a cesta básica em um pólo próximo à sua residência”, afirma o secretário. Segundo ele, haverá apoio logístico de soldados da 1ª Brigada de Artilharia Antiaérea de Guarujá, sediada no Forte dos Andradas.

Cestas

A cesta de alimentos foi elaborada pela equipe de nutricionistas do Hospital Israelita Albert Einstein. A caixa contém sete fontes de proteínas diferentes (feijão, lentilha, leite em pó, sardinha, charque, linguiça e ervilha), além de produtos como arroz, farinha, macarrão e biscoitos, entre outros suficientes para a alimentação de uma família de quatro pessoas por um mês.

Linha de cuidado

Desde o forte temporal, no início de março, que resultou em enchentes e deslizamentos na Cidade, a Sedeas tem assistido as famílias atingidas. No período, foram entregues 4.481 cestas básicas. E o trabalho continua durante a pandemia, com o atendimento por meio do Call Center da Sedeas – (13) 3344-4700 – e também com a assistência a pessoas em situação de rua na quarentena, por meio do alojamento provisório montado no Ginásio Tejereba, no Jardim Tejereba. O serviço funciona 24 horas e já atendeu mais de 150 pessoas.