Espaço fica dentro da Garagem Municipal, em Vicente de Carvalho; previsão do término dos serviços será em novembro deste ano

Melhorar o armazenamento de insumos e medicamentos. É com esse objetivo que a Prefeitura de Guarujá realiza a reforma e adequação do Almoxarifado da Saúde, que fica dentro da Garagem Municipal, em Vicente de Carvalho. As intervenções foram iniciadas neste mês e a previsão de término é para novembro. O investimento total é de R$ 637.209,19, em recursos de ordem federal, com os serviços sendo executados pela empresa Increbase.

As melhorias já eram um pleito de pelo menos 11 anos dos profissionais de saúde. O equipamento foi construído há 20 anos. Hoje, o local armazena mais de dois mil itens entre medicamentos, nutrição, materiais médico-hospitalares e produtos de odontologia.

A reforma e adequação no Almoxarifado vão propiciar uma ampliação de mais 384 metros quadrados. Serão substituídos os 1.028 metros quadrados do telhado, com estruturação de forro específico para melhor climatização de medicamentos. Também foram feitos a preparação de piso e instalada nova rede elétrica. Com os trabalhos, serão implantadas saídas de emergência, além de escritório e copa, e os banheiros também receberão melhorias com a criação de um exclusivo para deficientes. O espaço terá ampliado o ciclo da cadeia de frio, com aumento das câmaras de refrigeração, ar condicionado, garantindo a expansão de itens sensíveis à temperatura ambiente.

As intervenções no Almoxarifado permitirão atendimento a uma nova capacidade, pois poderá armazenar quatro meses da necessidade do Município, devido à vinda de novos medicamentos do Sistema Único de Saúde (SUS) no decorrer dos anos.

Conforme a coordenadora de Assistência Farmacêutica da Secretaria de Saúde as melhorias permitirão a eficiência da adequação do espaço físico. “Com a reestruturação, poderemos criar um ambiente novo, além de podermos nos inserir em programas de incentivo do Ministério da Saúde, criar boas práticas de armazenamento, descartar com mais qualidade os recicláveis e aprimorar o controle, por exemplo”.