Equipamento atenderá 70% da sua capacidade, respeitando todas as questões sanitárias devido à pandemia do novo coronavírus

A partir de segunda-feira (22), o Ambulatório de Referência em Especialidades (ARE) de Guarujá, que fica na Avenida Marivaldo Fernandes s/nº, na Vila Júlia, irá retomar as consultas de especialidades. O horário de funcionamento continua das 7 às 17 horas. Devido à pandemia do novo coronavírus, este tipo de atendimento, antes suspenso, volta agora a ser realizado com 70% da sua capacidade.

Por isso, neste primeiro momento serão atendidas as seguintes especialidades: ortopedia, cardiologia, otorrinolaringologia, neurologia (adulto e infantil), urologia, cirurgia plástica, geriatria, hematologia e dermatologia. Vão ser priorizados os pacientes que aguardam atendimento nessas especialidades, oriundos das Unidades Básicas (UBSs) e de Saúde da Família (Usafas). As consultas permanecem sendo agendadas por meio do sistema de regulação municipal.

O atendimento no Ambulatório ocorrerá nas dependências da área em que antes funcionava o setor administrativo. O local precisou passar por adequações para viabilizar o atendimento das consultas de especialidades e seguirá todas as recomendações sanitárias e as diretrizes de contingenciamento à covid-19.

Segundo o secretário de Saúde de Guarujá, o ARE reiniciará suas atividades com o devido planejamento, respeitando os cuidados recomendados pelas autoridades sanitárias. “A medida vai de encontro às necessidades dos munícipes, pois durante a pandemia, as outras doenças não deixaram de existir e serão devidamente acompanhadas, respeitando as regras de flexibilização determinadas pelos governos estadual e municipal”.

Vale lembrar que no Ambulatório foram criados 20 leitos de clínica médica específicos para tratamento de pacientes da covid-19, que servem de retaguarda para o Hospital de Campanha de Guarujá, localizado na Base Aérea de Santos. Além disso, o volume de pacientes no ARE, que antes da pandemia realizava até 150 atendimentos no mês, foi redesenhado para evitar fluxo na área destinadas aos leitos para covid-19.