Tricampeã paulista e campeã sul-americana na categoria Junior, Bruna de Abreu, de 15 anos, está se mudando para Cascavel, no Paraná, para se juntar à equipe

Guarujá está se tornando um verdadeiro celeiro de atletas, com novos talentos surgindo a cada dia. Na manhã desta segunda-feira (13), a canoísta Bruna de Abreu Libório, que acaba de ser convocada para Seleção Brasileira de Remo, foi recebida no gabinete do Paço Municipal Moacir dos Santos Filho . A atleta, de 15 anos, está se mudando para Cascavel, no Paraná, para se juntar à equipe.

A oportunidade de integrar o time brasileiro veio após a jovem participar do Campeonato Brasileiro Interclubes de Canoagem Velocidade e Paracanoagem, em Brasília (DF), onde realizou uma prova de 500 metros da modalidade e alcançou o 2º lugar na disputa.

Apesar da pouca idade, Bruna é tricampeã paulista e campeã sul-americana na categoria Junior. Em 2019, a atleta participou do Mundial de Canoagem Oceânica, na França. “Foi uma prova difícil. Tive que percorrer mais de 20 quilômetros, mas consegui finalizar o trajeto”, comenta.

Mantendo o bom desempenho, a guarujaense obteve êxito no Panamericano da modalidade, sagrando-se campeã na categoria Junior. Agora, a jovem vai enfrentar um novo desafio, morar em uma nova cidade e treinar com atletas de alto nível.

O chefe do Executivo parabenizou a canoísta pelos feitos e desejou sorte na nova etapa de sua vida profissional. “É muito gratificante ver tantos jovens com tanta disciplina e dedicação no esporte. Ampliamos a cobertura da bolsa-atleta justamente para incentivá-los a alcançarem seus objetivos”, ressalta.

Projeto Canoagem Santa Cruz

Antes de ser chamada para Seleção, Bruna fazia parte do Projeto Canoagem Santa Cruz, idealizado pelo seu pai, Jeferson de Oliveira Libório. Com sua entrada no time, Jeferson passou a ser seu técnico, montando seus treinos e preparando-a para as competições.

Atualmente, 100 crianças e adolescentes, entre 9 a 16 anos, são atendidos. As aulas são as terças, quintas e sábados. O projeto social é mantido pela Prefeitura de Guarujá, através de emenda impositiva da Câmara Municipal de Vereadores, para incentivar a prática do esporte entre os jovens da comunidade.