Mais de 14 mil veículos já foram impedidos de entrar na Cidade, desde o início dos bloqueios; surfistas tiveram que sair das praias das Astúrias e Tombo, pois a prática do surfe ainda não está liberada no Município

Durante o feriado do Dia do Trabalho, no último final de semana, a fiscalização nos bloqueios rodoviários, implementados em Guarujá, como parte da prevenção à Covid-19 foi rigorosa, impedindo que 1.195 veículos entrassem no Município. Esse número se soma aos 13.187 registrados até o último dia 30, contabilizando mais de 14 mil veículos impedidos de entrar na Cidade, desde de 22 de março, quando a medida foi implantada.

Também durante feriados prolongados está proibida a circulação de pessoas nos calçadões da orla das praias. O decreto nº. 13.605, do último dia 15 de abril, proíbe a permanência ou prática de caminhada, corrida e outras atividades físicas ou esportivas, bem como passeios com animais domésticos e de estimação aos finais de semana que coincidirem com feriados ou pontos facultativos, os chamados feriadões.

Segundo a fiscalização, a população em geral tem acatado as recomendações do Município, porém, no último domingo (3), 15 surfistas tiveram que se retirar da Praia das Astúrias e outros 30, da Praia do Tombo. De acordo com o decreto municipal 13.568, a prática do surfe a não está liberada na Cidade.

A fiscalização é realizada pelo efetivo da Guarda Civil Municipal (GCM), que intensificou o patrulhamento em toda a extensão da orla, com uso de quadriciclo e bases fixas montadas em algumas praias.

Acessos bloqueados para turistas

Guarujá continua com os bloqueios nos principais acessos à Cidade. A medida segue o decreto municipal nº 13.569, que oficializou o estado de calamidade pública no Município, decorrente das medidas de enfrentamento à pandemia da Covid-19. Ao todo, são sete bloqueios que funcionam 24 horas e estão montados tanto na entrada da Cidade, quanto nas saídas das travessias de balsas de Santos e Bertioga.

As vias totalmente bloqueadas com estruturas de concreto (tipo New Jersey), sem acesso à Cidade são: Rua Waldomiro Macário (acesso aos prédios da Dow Química), Via Fassina (acesso ao Porto de Granéis e demais empresas) e a Avenida Tancredo Neves (acesso aos bairros Cachoeira, Vila Edna e Vila Zilda).

Também há barreiras sanitárias de fiscalização. Elas estão na Avenida Áurea Gonzáles Conde (acesso a Vicente de Carvalho), Rua Idalino Pinez (Rua do Adubo – acesso exclusivo de caminhões ao Porto), Avenida Vereador Lydio Martins Correa (acesso à Enseada e Morrinhos) e Avenida Santos Dumont (na entrada principal da Cidade). Há, também, barreiras, do tipo, nas saídas das travessias de balsas de Santos e Bertioga.

Todos os bloqueios ficam nos arredores da Rodovia Cônego Domenico Rangoni. Como alternativas de trânsito para quem presta serviços essenciais, o motorista que quiser acessar os bairros Morrinhos, Vila Edna, Vila Zilda e Cachoeira poderão utilizar a Avenida da Saudade e a Avenida Lydio Martins Correa, por meio do túnel. Já para os bairros do Distrito de Vicente de Carvalho, o acesso poderá ser feito pela Avenida Santos Dumont.

A fiscalização está a cargo de mais de 100 agentes da Guarda Civil Municipal e das diretorias municipais de Trânsito, de Transporte e de Força-Tarefa, órgãos ligados à Secretaria Municipal de Defesa e Convivência Social.

Acesso Livre

O acesso é livre para os veículos cujos ocupantes apresentem um comprovante de domicílio no Município. Também têm passagem liberada os veículos em comprovado exercício de atividades essenciais como segurança pública, saúde e assistência social, além daqueles que estiverem transportando alimentos, combustíveis e outros insumos indispensáveis para o abastecimento local.