Desde o dia 22 de março, quando foram iniciados os bloqueios, mais de oito mil veículos já foram impedidos de entrar na Cidade

A fiscalização nos bloqueios rodoviários em Guarujá será reforçada para o feriadão de Tiradentes, na segunda (20) e terça-feira (21). Os bloqueios já impediram que 8.199 veículos entrassem na Cidade até a última quinta-feira (16). Desde o dia 22 de março, a Prefeitura realiza bloqueios em diversos pontos do Município. A medida segue o decreto municipal 13.569, que oficializou o estado de calamidade pública no Município, decorrente das medidas de enfrentamento à pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

Ao todo, são sete bloqueios que funcionam 24 horas e estão montados tanto na entrada da cidade quanto nas saídas das travessias de balsas de Santos e Bertioga.

Bloqueios

Estão totalmente bloqueadas com estruturas de concreto (tipo New Jersey), a Rua Waldomiro Macário (acesso aos prédios da Dow Química), a Via Fassina (acesso ao Porto de Granéis e demais empresas) e a Avenida Tancredo Neves (acesso aos bairros Cachoeira, Vila Edna e Vila Zilda).

Há, ainda, as barreiras sanitárias de fiscalização que estão na Avenida Aurea Gonzáles Conde (acesso à Vicente de Carvalho), Rua Idalino Pines (Rua do Adubo – acesso exclusivo de caminhões e ao Porto), Avenida Vereador Lydio Martins Correa (acesso à Enseada e Morrinhos) e Avenida Santos Dumont (na entrada principal da Cidade). Há, também, barreiras do tipo nas saídas das travessias de balsas de Santos e Bertioga.

Todos os bloqueios ficam nos arredores da Rodovia Cônego Domenico Rangoni. Como alternativas de trânsito para quem presta serviços essenciais, o motorista que quiser acessar os bairros Morrinhos, Vila Edna, Vila Zilda e Cachoeira, poderão utilizar a Avenida da Saudade e a Avenida Lydio Martins Correa, por meio do túnel. Já para os bairros do Distrito de Vicente de Carvalho, o acesso poderá ser feito pela Avenida Santos Dumont.

Acesso Livre

O acesso é livre para os veículos cujos ocupantes apresentem comprovante de residência no Município. Também têm passagem liberada os veículos em comprovado exercício de atividades essenciais como segurança pública, saúde e assistência social, além dos motoristas que estiverem transportando alimentos, combustíveis e outros insumos indispensáveis para o abastecimento local.