Unidade segue as orientações de cuidado com higiene e aglomerações neste período de quarentena

Em Guarujá, o Instituto da Mulher - Casa Rosa (Rua Quinto Bertoldi, 5, Vila Maia), mantém o seu funcionamento, mesmo em meio à pandemia do novo coronavírus. Voltado à saúde da mulher, o atendimento no local segue as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) de distanciamento físico, higienização das mãos e uso de máscaras, promovendo a adaptação de toda a rede assistencial de saúde.

Os horários de atendimento às pacientes estão mais espaçados, assim como as instalações do equipamento, que passaram por adaptações, respeitando as regras sanitárias, visando minimizar a exposição e aglomerações.

No espaço, as pacientes da rede municipal de saúde têm atendimento em ambulatórios de gestação de alto risco; mastologia; planejamento familiar, além de exames de colposcopia e ultrassonografia. As cirurgias ginecológicas eletivas estão suspensas, salvo em casos de emergência.

O mutirão de Implanon – medicamento que consiste em um pequeno bastão, implantado no braço da paciente, que libera o hormônio etonogestrel (um tipo de progestagênio), considerado de alta eficácia, prevenindo a gravidez por até três anos – continua sendo realizado todo mês, com encaminhamento médico e horário marcado. O mesmo acontece com a introdução de Dispositivo Intrauterino (DIU), contraceptivo que faz parte da Política Nacional de Planejamento Familiar.

O número de atendimento de pacientes, em média, continua praticamente o mesmo dos meses que antecederam a quarentena. Hoje, o que diminuiu foi o fluxo de pessoas que buscam por exames de prevenção, devido ao receio de contágio.

Segundo a coordenadora de Saúde da Mulher da Prefeitura, a cautela com a saúde feminina é considerada essencial e não pode parar com pandemia.

"Estamos à disposição de todas as mulheres que precisarem de nossos serviços. Temos como foco preservar a saúde e o bem estar como um todo. Afinal, consideramos este um trabalho essencial, de modo que o atendimento não pode ser paralisado", ressalta.

A Unidade funciona de segunda à sexta-feira, das 7 às 17 horas. O agendamento de consultas ocorre por meio de encaminhamentos das Unidades de Saúde da Família (Usafas) e Unidades Básicas de Saúde (UBS’s).