Até o momento, Morrinhos foi o bairro com maior número de atendimentos

Somente neste ano, exatos 1.091 animais, entre cães e gatos foram esterilizados gratuitamente por meio do Castramóvel de Guarujá. Devido à pandemia, a Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) adotou todas as medidas de segurança necessárias para evitar a propagação da Covid-19.

O veículo foi inaugurado em agosto e passou pelo Perequê, onde atendeu 322 pets. Em seguida, foi para Santa Cruz dos Navegantes (62), Morrinhos (379), além da Vila Edna, Vila Zilda e Cachoeira (328).

Em 2021, a iniciativa percorrerá novas regiões e deve contemplar toda a Cidade. O cronograma das próximas paradas está sendo definido através de um mapeamento, que leva em consideração a demanda de cada bairro. Em uma data oportuna, as informações referentes à próxima retirada de senhas serão divulgadas previamente pelos meios oficiais da Prefeitura.

“Queremos conscientizar as pessoas da importância da castração para a saúde dos animais. É um serviço gratuito que aumenta a expectativa e qualidade de vida dos bichinhos”, enfatiza a coordenadora da Diretoria de Proteção e Bem.

A castração é uma das medidas mais importantes para controle populacional de cães e gatos. A cirurgia também ajuda a evitar diversos problemas de saúde, como os tumores de testículo, próstata e mamários. Alguns estudos apontam que fêmeas castradas antes do primeiro cio têm 90% menos de chances de desenvolver câncer de mama.

Os efeitos comportamentais da castração também são bastante importantes. Cães e gatos castrados tendem a ficar mais calmos, caseiros e menos agressivos. A cirurgia pode reduzir o hábito de fugir e de urinar pelos cantos.

Castramóvel

O veículo funciona como um centro cirúrgico e faz parte do Programa Municipal de Controle Populacional de Cães e Gatos. O objetivo é reduzir o risco de doenças, como o câncer de mama, e combater o abandono.