Vistorias diárias acontecem desde o dia 21 de março e têm como objetivo monitorar o cumprimento das medidas de prevenção ao novo coronavírus, conforme decretos municipais

A Operação Covid-19 da Prefeitura de Guarujá vistoriou cerca de 2.500 estabelecimentos nos últimos quatro meses. A ação mobiliza os fiscais da Vigilância Sanitária, comércio fixo e ambulante, Guarda Civil Municipal (GCM) e Polícia Militar. As vistorias diárias acontecem desde o dia 21 de março e têm como objetivo monitorar o cumprimento das medidas de prevenção ao novo coronavírus, conforme decretos municipais.

Mesmo antes da entrada da Baixada Santista na fase amarela do Plano SP, os agentes já percorriam bairro a bairro, fiscalizando os principais corredores comerciais, entre eles as avenidas Thiago Ferreira, Adhemar de Barros, Dom Pedro I, Presidente Vargas, Oswaldo Cruz, Santos Dumont, Tancredo Neves, Antenor Pimentel e Estrada Guarujá-Bertioga. As estratégias eram traçadas no gabinete de crise.

Durante a vistoria, os comerciantes e responsáveis são orientados quanto às normas vigentes nos decretos, tais como o uso de máscaras por funcionários e clientes, disposição de meios para higienização das mãos – água e sabão ou álcool em gel –, higienização constante do estabelecimento, horário de atendimento, distanciamento, entre outras medidas. A vistoria age de forma orientativa. Já os que persistem são autuados, o que representou 4% nesses últimos meses.

Pontos de grande fluxo de pessoas também recebem atenção maior, o objetivo é evitar aglomeração e a propagação da covid-19. Fazem parte desta categoria, as agências bancárias, correios, feiras livres, condôminos, estações das barcas, terminal rodoviário e outros. Fora isso, os fiscais atuam em apoio às barreiras sanitárias.

“A fiscalização tem exercido um papel preponderante no combate à Covid-19 na Cidade. Um trabalho diário e incansável de fiscalização e conscientização das pessoas, que só é possível graças ao empenho e comprometimento de todos os profissionais envolvidos”, declarou o diretor de Operações Especiais e Fiscalização de Taxas.

Praias

Destaque para fiscalização na orla da praia, com as orientações aos populares sobre a proibição da permanência no mar e faixa arenosa. Permanecer na areia tomando sol, por exemplo, continua proibido. A presença de ambulantes também continua vetada.

É permitida a caminhada e a prática de esportes individuais, a qualquer horário do dia, respeitando as regras de distanciamento de, no mínimo, cinco metros entre os caminhantes e dez metros entre os corredores.