Movidos pela fé, os romeiros começam nesta sexta-feira (22), às 19h30; o ponto de encontro será no  Caec João Paulo II


Em Guarujá, 29 ciclistas romeiros se mobilizam em prol da fé ao organizarem a 8ª edição da Romaria Ciclística ao Santuário Nacional de Aparecida. O percurso de 257 quilômetros será até a cidade de Aparecida, no Vale do Paraíba. A saída será às 19h30 desta sexta-feira (22), no Centro de Atividades Educacionais Comunitárias (Caec) João Paulo II (Rua Engenheiro Sílvio Fernandes Lopes, 281 – Pae Cará), em Vicente de Carvalho.


A chegada ao destino será na manhã do dia 24, em comemoração ao Domingo de Ramos. A proposta da ação é o agradecimento por todas as bênçãos recebidas ao longo do ano.


Para a realização do percurso, os ciclistas serão devidamente equipados com itens de segurança, como capacete, uniforme do grupo, luvas, rádio, iluminação e apito. O trajeto contará com duas pausas, uma em Bertioga e outra em Mogi das Cruzes. O pernoite será em Guararema, no sábado (23).


No grupo não existe competição, o objetivo em comum é a fé. De acordo com o coordenador da romaria, o ciclista Edvaldo Soares da Silva, quando problemas acontecem nas bicicletas, todos param. “O grupo só continua o percurso quando o problema do companheiro é solucionado”, ressalta.


Ele destaca que o projeto começou em 2015, quando somente oito ciclistas faziam parte do grupo. Com o passar dos anos, a equipe aumentou e cada membro possui o seu propósito de agradecimento. “Passamos por uma pandemia e inúmeras dificuldades. A Romaria Ciclística é uma forma de gratidão a todas as coisas boas recebidas”, menciona o coordenador.