Estrutura conta com lava pés, chuveiro e rampas de acessibilidade para alunos com deficiência

Um sonho de 20 anos dos moradores do bairro Morrinhos II está próximo de ser concretizado. A Prefeitura de Guarujá acaba de concluir as obras da piscina do Centro de Atividades Educacionais e Comunitárias (Caec) André Luiz Gonzalez, beneficiando cerca de mil alunos com modalidades aquáticas. A inauguração será realizada depois que o período de isolamento social terminar, quando as atividades no equipamento poderão ser retomadas.

As intervenções começaram no ano passado com a movimentação de solo e de rebaixo. Além desses serviços, foram executados a impermeabilização, revestimento, instalações elétrica e hidráulica, piso externo e instalação de aparelhos de filtro, casa de máquinas, muro e fechamento.

A estrutura conta também com iluminação LED e, no seu entorno, foi instalada uma ducha e lava pés para assepsia dos alunos no início e término da atividade. Para garantir o acesso de pessoas com deficiência, uma rampa de acessibilidade com guarda-corpos em aço inox foi construída.

De acordo com a Secretaria Municipal de Infraestrutura e Obras (Seinfra), a piscina estará apta a funcionar após a execução dos testes dos maquinários, que já estão sendo realizados. O equipamento mede 12x10 metros e tem profundidade de 1,40 metros. São necessários 336m³ de água para enchê-la.

A obra foi executada pela empresa PPC Engenharia e Construções Ltda, por meio do contrato administrativo nº 125/2019. O valor total de investimento da Prefeitura é de R$ 307.818,27, por meio de verba impositiva da Câmara Municipal.

Depois da quarentena

Ao término do período de isolamento social, a Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Lazer (Sedel) disponibilizará aulas de natação e de hidroginástica para a população. A primeira modalidade será para crianças a partir de 6 anos, jovens e adultos. Já para segunda, será necessário ter a idade mínima de 15 anos.

Alunos com deficiência intelectual e paralisia cerebral, a partir dos 10 anos, também poderão participar das aulas de hidroginástica, desde que acompanhados dos responsáveis.