Pacote de medidas contempla higienização de ruas, distribuição de máscaras e panfletos informativos para os moradores; Acompanhamento dos casos é baseado em plataforma on-line de monitoramento da doença

Guarujá intensifica, a partir desta quarta-feira (10), as ações de combate ao novo coronavírus nos bairros mais afetados pela doença, cuja lista é encabeçada pelo Pae Cará, no Distrito de Vicente de Carvalho. Elas foram definidas pela Secretaria de Saúde (Sesau) com base na plataforma on-line de mapeamento diário dos casos, disponível no site da Prefeitura (guaruja.sp.gov.br/painelcovid), que identifica os locais considerados críticos quanto à transmissão e letalidade do vírus na Cidade.

No pacote de medidas, estão previstas a higienização das ruas e avenidas (não apenas em escolas e ao redor de unidades de saúde) e a intensificação do uso de carros de som com mensagens de alerta sobre o aumento dos casos naquela região, além dos cuidados necessários para frear a contaminação pela doença.

Ainda será implementada campanha de conscientização, com agentes comunitários de saúde distribuindo panfletos e máscaras faciais para os moradores. Nas áreas comerciais também haverá um reforço na fiscalização das normas de higienização, proteção individual e distanciamento social de funcionários e clientes.

Bairros mais afetados

O Pae Cará, no Distrito de Vicente de Carvalho, é o que terá maior atenção nas ações, isso porque é o mais impactado com o vírus. De acordo com o boletim diário enviado pela Sesau, com data da última segunda-feira (9), o bairro tem 413 casos confirmados da doença, dos quais 33 evoluíram para óbito. A situação persiste desde os primeiros levantamentos feitos pela Prefeitura, na segunda quinzena de abril.

A Enseada segue como o segundo mais afetado pela doença, com 278 confirmações e 14 mortes, mas chama atenção o aumento da taxa de contaminação no Jardim Boa Esperança, que em abril nem aparecia entre os mais impactados e atualmente é o terceiro em número de positivados: 230, com nove falecimentos.

O Morrinhos, quarto bairro com mais casos da doença, também terá as ações intensificadas, pois já registrou 181 confirmações e três óbitos. Juntos, esses quatro bairros representam 43,9% das confirmações em toda a Cidade. Em óbitos, configuram pouco mais de 50% do total.
“Os outros bairros também receberão as ações do pacote de medidas, mas é necessário que foquemos nesses quatro, em especial no Pae Cará, que continua sendo o epicentro da doença na Cidade”, explica o diretor de Vigilância em Saúde.

Aumento justificado

Desde o começo do mês, a Cidade tem apresentado uma alta no número de casos. A Diretoria de Vigilância em Saúde pondera, no entanto, que há duas razões para isso: o Município está vivenciando o pico da doença e os quase 10 mil testes rápidos já realizados têm mostrado como a pandemia tem se comportado na Cidade.

“Está acontecendo conforme a previsão feita em maio, que o pico da doença na Cidade seria na primeira quinzena de junho. Também a capacidade de testes e a agilidade em seus resultados têm sido fatores determinantes para o crescimento exponencial de casos. Se testamos mais, é natural que tenhamos mais confirmações”, conclui o diretor.

Ter pleno controle dos dados facilita a estruturação das iniciativas de retomada econômica por parte da Administração Municipal, pois, com informações mais atualizadas e precisas, a Cidade tem condições de avaliar a hora de avançar ou regredir com as flexibilizações.