Ligações diárias e visita às residências fazem parte do dia a dia da equipe de acompanhamento montada na Secretaria Municipal de Saúde

Quando uma unidade de saúde de Guarujá classifica mais um caso como suspeito do novo coronavírus, todas as informações do munícipe chegam para a equipe de monitoramento de pacientes da Secretaria de Saúde (Sesau). Começa então um trabalho de profissionais das áreas de Atenção Básica, Unidades de Especialidades e Vigilância Epidemiológica para acompanhar, informar e orientar aquela pessoa sobre o que deve fazer nos próximos dias enquanto aguarda os resultados laboratoriais, que possam confirmar ou descartar a Covid-19.

O contato com os pacientes suspeitos e confirmados é feito diariamente. As ligações consistem em acompanhar de perto a própria pessoa e quem mora com ela. Também há a orientação de informar à equipe, qualquer mudança no estado de saúde de todos os ocupantes da residência. Caso seja relatada principalmente falta de ar, os profissionais da unidade de saúde referência dele vão até sua residência, medem a temperatura e a saturação de oxigênio e, se necessário, o encaminham para uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA).

A coordenadora das Unidades de Especialidades da Prefeitura e apoiadora no monitoramento dos casos explica que a ação é estendida a todos os munícipes, independentemente se foram atendidos em uma unidade de saúde pública ou particular.

“Eles são colocados em contato direto com a Unidade Básica de Saúde ou Unidade de Saúde da Família referência, dependendo de onde moram. Quando há qualquer alteração no quadro, o procedimento de visita adotado é o mesmo”.

Há também dificuldades em contatar os pacientes. Alguns telefones não estão atualizados, outras chamadas não são atendidas, mas o acompanhamento via telefone já atingiu cerca de 150 pessoas desde o começo da iniciativa, no dia 2 de março. Quem não consegue ser localizado por ligação, recebe uma visita em casa, onde os profissionais de saúde fazem uma breve triagem, atualizam o cadastro do paciente e o incluem no monitoramento.

Reforço no trabalho

Visando dar assistência ao máximo de pessoas possível, a equipe da Central de Atendimento (Call Center), criada para esclarecer dúvidas sobre a doença, reforçou o efetivo de acompanhamento aos casos da Covid-19. Com isso, a expectativa é que ainda mais pacientes sejam cobertos com o monitoramento implantado pela Sesau. Quanto maior controle o Município tem dos possíveis impactados pela doença, mais efetiva será a assistência destinada a eles