Leitos servem como retaguarda para o hospital de campanha, que vem sendo montado nas instalações da Base Aérea de Santos, em Vicente de Carvalho

A Prefeitura de Guarujá vem otimizando sua rede municipal de saúde para a oferta de leitos no enfrentamento a pandemia do novo coronavírus. Dos 192 anunciados, 20 foram viabilizados nos Centros de Atenção Psicossocial (Caps) visando atender a população em situação de rua. O serviço é uma retaguarda para o hospital de campanha que vem sendo montado na Base Aérea de Santos, em Vicente de Carvalho.

Do total, 10 leitos foram criados no Caps AD (álcool e drogas), que fica na Rua Josefa Hermínia Caldas, 470, no Jardim Progresso, em Vicente de Carvalho. No momento, a unidade assiste a quatro pacientes: três por apresentarem tuberculose e outro por suspeita de Covid-19. Todos estão em isolamento e em quartos separados. O atendimento a esse público funciona 24 horas

No local são atendidos aqueles pacientes sintomáticos respiratórios, que ficam no Caps por não terem onde morar, e que não podem ficar no Ginásio Tejereba (onde foi montado um alojamento para pessoas em situação de rua), albergue ou nas ruas. “É uma forma de evitarmos qualquer tipo de contaminação entre eles nas ruas, se levarmos em consideração que esses pacientes ficam à deriva e muitas vezes, nos semáforos tentando arrecadar dinheiro levando à exposição a Covid”, explica a diretora de Atenção Básica e Especialidades da Secretaria de Saúde.

Já a outra metade de leitos (10), foi destinada ao Caps III (Avenida Adriano Dias dos Santos 692, no Jardim Boa Esperança/Vicente de Carvalho), que também conta com quatro pacientes psiquiátricos: dois deles em observação e outros dois devido a surtos neurológicos. Nenhum por suspeita do novo coronavírus.

“Neste equipamento, estamos mantendo pacientes psiquiátricos, em crises, que geralmente ficariam em observação em um pronto socorro. Assim, a gente tira esse paciente da UPA e deixa ele no Caps, com o devido atendimento psicossocial”. A diretora de Atenção Básica acrescenta, ainda, que esse paciente também recebe atenção 24 horas, não ficando em observação clínica somente durante o dia”.

192 leitos de combate ao novo coronavírus

• Hospital de Campanha – 70 leitos (50 clínicos e 20 de UTI)
• UPA Vicente de Carvalho – 30 leitos (12 clínicos, oito semi-intensivos e dez de pediatria)
• UPA Rodoviária – 24 leitos (20 de observação e quatro de isolamento)
• ARE Vila Júlia – 20 leitos de clínica médica
• CAPS AD e CAPS 3 – 20 leitos (retaguarda para pessoas em situação de rua)
• UPA Enseada – 18 leitos (14 clínicos e quatro semi-intensivos)
• Hospital Santo Amaro – dez leitos extras de UTI contratados pelo Município

Alojamento no Tejereba

Em 25 de março, começou a funcionar em Guarujá um alojamento provisório com capacidade para aproximadamente 120 pessoas instalado no Ginásio Tejereba (Rua Sílvio Daige, s/nº, Jardim Tejereba). Objetivo é proporcionar à pessoa em situação de rua proteção na luta contra a Covid-19. Com atendimento 24 horas, o local serve para quem desejar abrigo seguro e capaz de oferecer a higiene e o isolamento social adequados para o momento.

No local, os leitos foram montados conforme o protocolo emitido pelo Ministério da Saúde, que prevê o distanciamento de dois metros entre as pessoas, entre outras medidas. Além disso, os sanitários são higienizados diversas vezes ao dia.

No espaço, totalmente adequado, é servida alimentação, além de toda assistência necessária, incluindo a conscientização sobre a necessidade e importância do isolamento social, em contraponto aos riscos da aglomeração de pessoas em ambiente urbano para o combate à proliferação do vírus.