Cinco linhas estão disponíveis desde o fim de março, no número (13) 3308-6820; até a última terça-feira (7), 206 ligações de munícipes foram atendidas na Central

A Central de Atendimento criada para tratar de questões de saúde, relacionadas à pandemia da Covid-19, provocada pelo novo coronavírus, em Guarujá, começou a funcionar no final de março. Desde o dia 27, até a última terça-feira (7), 206 ligações foram atendidas nas cinco linhas disponíveis pelo serviço, centralizadas no número (13) 3308-6820. A Central funciona todos os dias, das 8 às 20 horas. O atendimento é realizado por um efetivo de 20 profissionais habilitados da área da saúde, entre técnicos, auxiliares e psicólogos. A iniciativa visa auxiliar quem tem dúvidas sobre o vírus, além de também receber sugestões e reclamações.

Uma das funcionárias, que cuida do atendimento, a profissional da Secretaria de Saúde (Sesau), Andréa Paiva dos Santos, espera poder auxiliar o maior número de pessoas possível. “A população fica mais ciente, através do serviço. Existe muita informação falsa circulando por meio de redes sociais, por exemplo, e a Central é uma maneira de fornecer as informações precisas. Também podemos auxiliar no encaminhamento de casos específicos para os hospitais, evitando maiores aglomerações”, destaca.

As linhas funcionam em sala anexa à Sesau, no Paço Municipal Raphael Vitiello (Av. Santos Dumont, 640 -Santo Antônio) e estão à disposição de todos os munícipes, incluindo os profissionais de Saúde, que desejarem receber orientações ou partilhar experiências.

A medida faz parte de um conjunto de ações de prevenção adotadas pela Prefeitura de Guarujá, com o objetivo de otimizar esforços na prevenção à pandemia. As linhas atendem principalmente questões ligadas à área da saúde, no entanto estão abertas para denúncias e dúvidas sobre outros temas relacionados ao coronavírus. A Administração Municipal continuará atendendo assuntos relacionados à fiscalização de comércio, através do número 153, da Guarda Civil Municipal (GCM).