Redução é resultado das ações de combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor da doença, desenvolvidas pela Prefeitura de Guarujá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde

Os casos de dengue diminuíram 33% em Guarujá. Segundo dados fornecidos pela Vigilância Epidemiológica do Município, de janeiro até o momento, foram registrados 151 casos da doença na Cidade. Já no mesmo período do ano passado, foram 227 casos.

Em um comparativo ainda entre 2019 e 2020, desde março, o Município também registra essa redução mensalmente. Em março de 2019, foram 33 casos e 30 neste ano. Já em abril, foram 79 contra 38 em 2020. Em maiodo ano passado, o Município registrou 58 casos e 33 em maio deste ano. Em junho de 2019 foram computados 30 casos e neste ano, até o momento, nenhum caso foi registrado.

Essa redução é resultado das ações de combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor da doença, desenvolvidas pela Prefeitura de Guarujá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde.

Além das visitas semanais em pontos estratégicos, os Agentes Comunitários de Saúde realizam bloqueios de nebulização com uso de inseticida, desde o mês de abril. Com isso, mais de 5.700 casas já foram visitadas nos bairros Vila Júlia, Santa Rosa, Cidade Atlântica (Enseada), Jardim Santa Maria, além do Jardim Monteiro da Cruz, Pae Cará e Jardim Boa Esperança, em Vicente de Carvalho.

De acordo com a coordenadora de Combate às Endemias de Guarujá, as famílias podem utilizar o momento de isolamento social para eliminar possíveis focos do mosquito da dengue em casa.

“Os locais onde os agentes mais costumam encontrar larvas do Aedes aegypti são quintais, ralos externos, pratos de plantas, garrafas Pet e pneus”, alerta, destacando também a necessidade de sempre verificar se a caixa d’água, piscinas e outros recipientes que acumulam água estão cobertos.

Em caso de dúvidas ou denúncias, o munícipe pode entrar em contato pelo telefone (13) 3341-6569.