Militares do 1° Batalhão de Defesa Química, Biológica, Radiológica e Nuclear (1º Btl DQBRN) higienizaram a área externa e recepção do hospital

Na última terça-feira (9), 42 militares, do Exército Brasileiro, pertencentes ao 1° Batalhão de Defesa Química, Biológica, Radiológica e Nuclear (1º Btl DQBRN), localizado no estado do Rio de Janeiro, realizaram a desinfecção na área externa e na recepção, do Hospital Santo Amaro (HSA).

A atividade faz parte do programa “Operação Covid-19”, do Ministério da Defesa, que tem o intuito de reforçar as medidas de prevenção e combate à doença, em especial próximo a hospitais e unidades de saúde que recebem pacientes diagnosticados com o novo coronavírus.

"Os desinfetantes que nós usamos são o BX-24 (usado para a descontaminação de superfícies) e BX-29 (indicado para humanos). Todos de origem italiana, à base de cloro e detergentes, menos corrosivos do que a água sanitária. É um microbicida, ou seja, ele serve para vírus, bactérias e outros agentes biológicos", explica o comandante do Batalhão DQBRN, tenente-coronel Jorge Otavio Domingues Costa.

Ao final da ação, os militares se dirigiram à uma tenda de descontaminação técnica, onde realizaram a desinfecção dos materiais utilizados e tomaram banho com a substância BX-29. Somente ao terminar o processo, retiraram as roupas especiais que utilizaram no serviço.