Cerca de 180 famílias irão vistoriar seus imóveis ao longo das próximas semanas para verificar as condições de uso, antes da mudança para o local

O sonho da casa própria está perto de se tornar realidade para 180 famílias de Guarujá, com a finalização da construção das primeiras unidades habitacionais, de um total de 574, do Parque da Montanha, na Vila Edna. Na última segunda-feira (18), 12 famílias tiveram a oportunidade de vistoriar seu futuro imóvel para verificar se está em condições de uso. A expectativa é de que os moradores recebam as chaves da propriedade ainda neste ano.

A iniciativa é da Secretaria Municipal de Habitação (Sehab) e será realizada ao longo das próximas semanas, até que todos os futuros moradores convocados tenham participado. Para evitar aglomeração, a Sehab dividiu as famílias em grupos, onde cada uma tem dia e horário definidos para vistoriar o imóvel.

Diariamente, serão realizadas 12 vistorias que duram, em média, 30 minutos. A ação conta com a presença de engenheiros da obra, representantes da construtora e assistentes sociais, que tiram dúvidas dos futuros ocupantes e registram irregularidades identificadas por eles.

A primeira a chegar ao conjunto habitacional foi Jeniffer Souza da Silva, de 30 anos, moradora da Comunidade Prainha, em Vicente de Carvalho. Acompanhada de seu esposo, Walace da Silva, Jeniffer estava surpresa com a infraestrutura da unidade.

“A estrutura é muito diferente, melhor do que havíamos imaginado. Muito boa essa oportunidade de conhecer a nossa casa. Fiquei com mais ansiedade de vir morar aqui, é um espaço melhor para minha família”, ressalta.

O casal vai morar em um dos prédios com três pavimentos da quadra A-100, que conta com espaço para sala de estar, cozinha, quarto, área de serviço e banheiro. Cada unidade terá 49,34 metros quadrados de área.

Há nove anos aguardando a construção do empreendimento, a pensionista Marilice Luccas Cruzeiro, de 52 anos, se vê próxima de sair do aluguel e receber as chaves de sua própria casa. “Pago um aluguel de R$ 490,00. Vindo morar aqui, vou utilizar esse dinheiro com outras coisas”, finaliza.

Dona Marilice vai ser vizinha de Marli de Jesus Pereira, que também compareceu à vistoria. Moradora do Sítio Conceiçãozinha, a dona de casa também está ansiosa para sair do aluguel e trazer seus filhos para um lugar mais seguro. “Estou aguardando há doze anos e agora está chegando a hora de mudar, finalmente”, comemora.

No final da quadra, há ainda casas adaptadas para moradores que possuem mobilidade reduzida ou deficiência física, com apenas dois pavimentos. Essas unidades têm estruturas diferentes, sendo uma com 69,73 metros quadrados e a outra com 73,22 metros quadrados.

Após as vistorias, a entrega dos imóveis ainda depende das ligações definitivas de eletricidade, que atualmente estão pendentes junto à Elektro, concessionária do serviço, pois se faz necessária uma expansão de rede de energia elétrica no local e, atualmente, a empresa tem priorizado serviços de emergência em hospitais e na área de segurança pública, em função da pandemia do novo coronavírus.

Parque da Montanha

O conjunto habitacional Parque da Montanha, que está localizado no final da Avenida Prefeito Raphael Vitiello, na região da Vila Edna, teve sua produção habitacional retomada há dois anos, depois de ficar mais de uma década paralisada.

De acordo com o projeto, o empreendimento terá, no total, 1.962 unidades, destinadas a famílias que serão removidas de área de expansão portuária, oriundas da Prainha e do Sítio Conceiçãozinha, em Vicente de Carvalho.