Ele estava suprimindo vegetação nativa, no Jardim Virgínia, na região da Enseada, usando uma retroescavadeira; área onde ocorreu a apreensão da máquina é alvo de um inquérito civil

Após denúncia, por meio do telefone 153, a Força Tarefa de Guarujá, com o apoio da Polícia Ambiental deteve no Jardim Virgínia, na última segunda-feira (15), um homem que estava suprimindo vegetação nativa com o uso de uma retroescavadeira para fins de invasão e edificação de moradias irregulares.

A operação foi realizada pela equipe permanente de combate a invasões de áreas remanescentes de Mata Atlântica, formada por agentes da Guarda Civil Municipal (GCM) e Polícia Militar (PM).

“A área onde ocorreu a apreensão da retroescavadeira é alvo de um inquérito civil. É um maciço da Mata Atlântica e tem relevante importância para o equilíbrio ambiental, por isso rondamos constantemente o local”, afirmou a diretora da Força Tarefa.

Foi lavrado um boletim de ocorrência e dada a ciência ao delegado do 1º Distrito Policial de Guarujá, que vai instaurar inquérito policial para investigar a ocorrência. A retroescavadeira, modelo LB90, foi levada para o Pátio Municipal.

Operação Permanente

No ano passado, a Prefeitura de Guarujá, com o apoio das polícias Civil, Militar e Ambiental, e também do Ministério Público, implantou operação permanente para reprimir invasões de áreas remanescentes de Mata Atlântica, no Jardim Enseada. O trabalho é coordenado pela Força Tarefa da Secretaria Municipal de Defesa e Convivência Social.