Pioneiros em Guarujá, cerca de 10 mil alunos já passaram pela academia, situada em Vicente de Carvalho

Fundado em 1980, o Grupo Senzala de Capoeira, liderado pelo Mestre Sombrinha, comemora nesta segunda-feira (29), 40 anos de formação. A associação formada para reduzir as desigualdades sociais e preservar a cultura afro-brasileira, é a mais antiga escola de Guarujá e suas atividades são para crianças, jovens e adultos.

No espaço, realizam treinos, vivencias com mestres, entre outras atividades. Além disso, atuam também com rodas em praças e escolas públicas, oficinas e apresentações em eventos relacionados à cultura e intercâmbios com outros grupos culturais.

A capoeira é uma forma de expressão cultural criada no Brasil, desenvolvida pelos descendentes de escravos brasileiros, com o objetivo de obter liberdade e sobrevivência fora dos quilombos. É uma combinação entre artes marciais, esportes, cultura popular e música.

O capoeirista Alberto José de Freitas, mais conhecido como mestre Sombrinha, decidiu montar sua própria academia, em Vicente de Carvalho (Rua Antônio Monteiro da Cruz, 509 - Jardim Monteiro da Cruz), com o propósito de manter viva as tradições do esporte, tornando-se enraizada a cultura da capoeira no Município, principalmente no Itapema e, também proporcionar qualidade de vida aos alunos. Com trabalho voltando à sociedade, o projeto carrega o lema de criar cidadãos para a vida.

“Nos tempos atuais, vemos como fundamental a consolidação de grupos e coletivos que militem a favor da igualdade de direitos em todas as esferas, visto que, nossos espaços que foram conquistados com luta estão diminuindo. O Grupo Senzala não vai deixar de lutar pela cultura e manter viva a tradição dos ancestrais, carregando sempre o nome da cidade de Guarujá. A Associação não faz só bons capoeiristas, mas criamos cidadãos para a vida”, ressalta mestre Sombrinha.

O professor hoje conta com muitos alunos e trabalha com pessoas de todas as idades. Durante esses 40 anos, cerca de 10 mil alunos já passaram pela academia, formando mestres e contramestres.

Plataforma Zoom

Neste domingo (28), em alusão ao aniversário de fundação, o Grupo Senzala de Capoeira, irá realizar uma reunião, por meio da Plataforma Zoom, das 19 às 20 horas, onde serão abordados diversos aspectos desde o início da capoeira na Cidade até os dias atuais.
Para participar, basta acessar o programa com o ID 725 9594 8321 e senha “sombrinha”, ou pelo link https://us04web.zoom.us/j/72595948321?pwd=UEsyOTdqampXc0JrSkVuYVIrR0hUUT09