Em 2019, pelo terceiro ano consecutivo, cidade conseguiu melhorar sua marca, atingindo a melhor colocação desde 2007. Mas esse não foi o único índice ambiental no qual a cidade se destacou no ano

Com uma pontuação de 72,96, Guarujá atingiu a maior marca no Programa Município Verde Azul (PMVA) desde seu lançamento e a implantação pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente, em 2007. O programa é o maior do estado de São Paulo e referência em todo o país.

Criado em 2007, o PMVA fomenta a gestão ambiental compartilhada com o estímulo ao desenvolvimento da competência gerencial nos municípios. O principal objetivo é estimular e auxiliar as prefeituras paulistas na elaboração e execução de suas políticas públicas estratégicas para o desenvolvimento sustentável.

Devido às ações de gestão ambiental realizadas a partir de 2017, Guarujá se qualificou, em abril último, para o recebimento da certificação do programa. A Cidade conseguiu um dos maiores avanços da Região Metropolitana da Baixada Santista, em escalada vertiginosa, superando sua maior pontuação, até então ocorrida no ano de 2012, ano em que conseguiu índice de 64,44, em contraste com a de 72,96 deste ano.

Para se ter uma ideia, em 2016, Guarujá havia registrado um de seus piores índices no PMVA, com 31,09 pontos. A reação começou em 2017, com 32,70 pontos, passando para 48,02 em 2018 e alcançando o recorde de 72,96 em 2019. O município faz parte do programa desde a sua implantação.

Selo de excelência

O secretário-adjunto municipal de Meio Ambiente destaca que, para se habilitar no PMVA, a cidade candidata precisa cumprir dez Diretivas norteadoras da agenda ambiental local, abrangendo temas como Esgoto Tratado, Resíduos Sólidos, Biodiversidade, Arborização Urbana, Educação Ambiental, Cidade Sustentável, Gestão das Águas, Qualidade do Ar, Estrutura Ambiental e Conselho Ambiental.

“É como um selo de excelência. Para obtê-lo, é necessário passar por três fases de qualificação. Nas demais, é necessário atestar que elas estão se desenvolvendo, evoluindo e apresentando resultados objetivos”, explicou.

O resultado pode ter sido atribuído graças ao trabalho desenvolvido pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam) em projetos como a Bandeira Azul (selo concedido à Praia do Tombo), o Centro de Gerenciamento de Resíduos Sólidos, a Logística Reversa, a APA Serra de Santo Amaro, o Corredor Ecológico, entre outros.

O titular da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam) de Guarujá salienta que, além de reconhecimento, o selo Município Verde azul propicia o acesso a novos programas estaduais e federais. “Isso significa, também, possibilidade de captação de mais verbas para o incremento do setor”, acrescenta.

Limpeza urbana também foi destaque em 2019

O Município Verde Azul não foi o único índice no qual a Semam se destacou ultimamente. Em 2019, Guarujá foi a 8ª melhor cidade paulista e a 23ª do Brasil no ranking que mede a sustentabilidade da limpeza urbana municipal, o ISLU.

A marca representa uma escalada de 15 posições entre cidades paulistas com mais de 250 mil habitantes. O ISLU reflete a preocupação e o interesse dos municípios brasileiros em contribuir efetivamente para o aprimoramento contínuo da gestão adequada dos resíduos sólidos.

O ISLU é formulado pelo Sindicato Nacional das Empresas de Limpeza Urbana (Selur) e pela PwC Brasil, filial nacional de uma das maiores empresas de auditoria e consultoria do mundo. O objetivo da iniciativa é mensurar o grau de adesão das cidades brasileiras às metas e diretrizes estipuladas pelo Plano Nacional de Resíduos Sólidos – PNRS (Lei Federal 12.305/10).