Equipamentos de Proteção Individual garantirão a segurança dos profissionais durante os trabalhos de campo

Para garantir a segurança dos agentes públicos de saúde, a Prefeitura de Guarujá, por meio da Secretaria de Saúde, entregou 145 novos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) aos profissionais que atuam na Unidade de Vigilância em Zoonoses do Município (Rua Professora Maria Lídia Rêgo Lima, 301 – Jardim Conceiçãozinha).

Ao todo, os trabalhadores foram contemplados com 41 pares de botas de borracha, 33 pares de luvas, 30 chapéus, 18 pares de botas, 11 capas de chuva, seis óculos de proteção e mais seis máscaras de proteção. Eles receberam os itens na última sexta-feira (2). O material auxiliará os agentes na realização das ações semanais de desratização, além do trabalho de diagnóstico de doenças.

O coordenador da Unidade de Zoonoses, José Antônio dos Santos, falou sobre a importância do uso dos EPIs. “Estamos constantemente lidando com produtos químicos e diagnosticando doenças como Leptospirose e Leishmaniose. Com esses novos equipamentos, estaremos mais seguros durante o expediente de trabalho”, explicou.

Atendimento

Durante toda a semana, o departamento realiza o diagnóstico de Leishmanioise, Leptospirose, Esporotricose (doença causadora de lesões gomosas ou liberadas tanto em humanos como animais) e, também, vacinação antirrábica para cães e gatos, que devem ser agendadas previamente, das 9 às 10h30 e das 14 às 15h30.

Programação de Desratização

A Prefeitura de Guarujá, por meio da Unidade de Zoonoses, promove o serviço de desratização em casas e canais de sete bairros da Cidade. A programação, que começou no último dia 1º, já passou pelos bairros Santa Cruz dos Navegantes, Santa Rosa e o Distrito de Vicente de Carvalho, além do Jardim Progresso e Vila Áurea. Nesta sexta-feira (7), as equipes executarão os trabalhos nos canais das avenidas Guarujá, Acaraú e Luiz Gama, no Pae Cará, e na quinta-feira (8), o cronograma engloba o Jardim Boa Esperança.