Município quer o fim de problemas de abastecimento, mesmo durante a temporada de verão, e quer celeridade da Sabesp na construção do reservatório da Cava da Pedreira. Prefeito e técnicos também farão vistorias na Cidade

Guarujá terá um Conselho Municipal de Saneamento Ambiental. A iniciativa foi um dos assuntos discutidos na última quarta-feira (17), em reunião entre a Prefeitura, o superintendente da Sabesp na Baixada Santista, Raul Chistiano, e o promotor de Justiça Osmair Chamma Junior, representando o Ministério Público de São Paulo. O objetivo da ação é colocar a sociedade civil no centro da discussão hídrica na Cidade.

O Grupo de Trabalho exigiu da Sabesp a pronta apresentação de um Plano de Contingência e Emergência para quando houver falta de água em Guarujá, tanto no tempo de estiagem como para temporada de final de ano, quando a Cidade registra população flutuante até cinco vezes maior que a fixa. Uma das funções deste novo Conselho será justamente fiscalizar a correta aplicação deste plano.

Ainda ficou acertado que técnicos municipais farão uma série de vistorias para verificar as condições estruturais de reservatórios de água da Cidade. Um cronograma de datas para isso está sendo definido.

O Grupo de Trabalho será responsável por analisar e cobrar da Sabesp a apresentação e eficácia do Plano de Contingência e Emergência. Cabe à estatal definir estratégias para que os bairros mais afetados com o problema deixem de sofrer com essas questões.

Em maio do ano passado, Guarujá assinou um contrato de prestação de serviços de água e saneamento com a Sabesp pelos próximos 30 anos, garantindo um investimento na ordem de aproximadamente R$ 780 milhões em melhorias em áreas ambientais, no abastecimento e serviços de saneamento.

Acelerar a Cava

A Administração Municipal ainda cobrou celeridade por parte da Sabesp em relação à implantação do reservatório de água bruta na Cava da Pedreira. Indicada pela própria estatal como a solução definitiva para o problema de desabastecimento, sua construção será capaz de armazenar algo em torno de três bilhões de litros de água.