Nove médicos credenciados junto ao programa do Governo Federal, participaram de reunião no Gabinete, respeitando todas as regras sanitárias, por conta da covid-19, para discutir protocolos de atendimento

Guarujá ganhou reforço de mais nove profissionais na rede municipal de Saúde do programa Mais Médicos, que se juntam aos 23 que já atuam no Município (oito brasileiros e um cubano), somando agora 32 médicos credenciados junto ao programa do Governo Federal. Eles se apresentaram no Paço Municipal Moacir dos Santos Filho, na última quarta-feira (6), e foram recebidos dentro de todas as regras sanitárias de combate ao novo coronavírus.

Durante o encontro, foram apresentadas todas as instalações do Município, discutidos os protocolos de atendimento e aberto um espaço para uniformizar a comunicação, criado para retirar dúvidas e expor novas considerações.

Um dos médicos, Delciano Ribeiro Medeiros, vindo do estado do Acre, diz que a solidariedade é de extrema importância em momentos como esse. “Nosso objetivo é somar. É dar o nosso melhor para ajudar a população da Cidade e estar do outro lado da história, mostrando que é possível vencer”.

Os profissionais que se apresentaram já estão em atividade no Município, atuando na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Pae Cará; e nas Unidades de Saúde da Família (Usafas) dos bairros Cidade Atlântica, Vila Edna, Morrinhos, Jardim Brasil, Jardim dos Pássaros e Jardim Las Palmas.

“É importante termos essa troca para uniformizar a comunicação e prestar um melhor atendimento para a população, garantindo um ambiente de maior cumplicidade no trabalho”, comentou o secretário adjunto de Saúde.

Segundo a diretora de Atenção Básica e Especialidades da Secretaria Municipal de Saúde, o programa pode ser considerado uma iniciativa de maior destaque no âmbito do SUS, porque supre a falta de médicos em regiões vulneráveis e fortalece a atenção primaria. "Ele diminui as desigualdades no tocante às carências de médicos nessas regiões e fortalece a assistência à saúde na Atenção Básica".

Guarujá possui 21 vagas para o programa, mas, até o momento, apenas nove médicos se apresentaram. A expectativa é de que até a segunda quinzena de junho as vagas sejam preenchidas. Duas chamadas já ocorreram e outras três estão programadas. Para a terceira chamada o prazo é até o próximo dia 26; a quarta até 8 de junho, e, por fim, a quinta, datada até 18 de junho.