Programa voltado a mulheres vítimas de violência doméstica foi anexado ao curso; nova turma conta com 30 alunas

A Prefeitura de Guarujá iniciou a 16ª turma de Promotoras Legais Populares (PLPs), na última quarta-feira (13). O pontapé inicial foi dado com 30 novas alunas na Câmara Municipal. A ação é voltada ao empoderamento feminino, discutindo direitos, gênero e cidadania. A novidade para este ciclo é a unificação do curso ao ‘Programa Recomeçar’, que aborda violência doméstica. A capacitação, promovida pela Prefeitura de Guarujá, durará quatro meses.

A iniciativa é conduzida pela Assessoria de Políticas Públicas para Mulheres, vinculada à Secretaria Municipal de Comunicação e Relações Sociais (Secom). A primeira aula contou com apresentação e a participação da psicanalista Alê Santos, abordando conceitos do ‘Programa Recomeçar’, como a recuperação da autoestima e de problemas psicológicos. O curso, ao longo dos meses, contará com palestras e dinâmicas sobre inúmeros temas voltados ao assunto.

Agentes multiplicadoras

A empreendedora Sara Dias, de 49 anos, é natural de Goiânia e mora em Guarujá há quase dois anos. Ela destaca a importância do curso para fomentar a empatia e diminuir a distância entre as mulheres. “Sou nova na Cidade e estou sempre antenada ao site da Prefeitura para ter conhecimento das novidades. Quando soube do ‘Promotoras Legais Populares’, logo me inscrevi. É um curso que agrega mulheres, pois acredito que somos culturalmente afastadas”, analisou.

Já a recepcionista Lucilene Alves, de 59 anos, conhecia o curso há bastante tempo. Ela pretende utilizar o aprendizado para autoconhecimento e apoiar mais mulheres. “Por conta do meu horário de trabalho, era difícil eu conseguir realizar o curso. Estou feliz em participar, pois será importante para o meu desenvolvimento pessoal e ajudar outras mulheres que precisem”, destacou.

‘Programa Recomeçar’

O ‘Programa Recomeçar’ é uma iniciativa da Prefeitura, sendo voltado a mulheres vítimas de violência doméstica. O objetivo é proporcionar apoio assistencial, psicológico e qualificação para o mercado de trabalho, além de palestras sobre direitos e empoderamento.