Pela primeira vez em sua história, Cidade formará especialistas em Medicina da Família e Comunidade

A Prefeitura de Guarujá está com inscrições abertas para o inédito Programa de Residência em Medicina da Família e Comunidade (PRMFC). A iniciativa é fruto de parceria entre o Município, por meio da Secretaria de Saúde (Sesau), e a Universidade do Oeste Paulista (Unoeste). As inscrições são gratuitas, vão até o dia 9 de dezembro e podem ser feitas no link: https://www.guaruja.sp.gov.br/processo-seletivo-programa-de-residencia-medica/.

Serão selecionados quatro candidatos. A intenção é fortalecer a Atenção Primária em Saúde. Isso dará ao Município a possibilidade de fixar médicos especialistas em Medicina da Família e Comunidade, qualificação carente no Sistema Único de Saúde (SUS), e que é considerada como o futuro do atendimento comunitário.

Isso porque aquele profissional será dedicado a atender um número determinado e fixo de famílias, garantindo um amplo conhecimento do histórico do domicílio e ofertando assistência de forma mais personalizada.

O processo seletivo consiste na realização de uma prova objetiva e posterior classificação de acordo com o desempenho de cada um. Ser formado em Medicina em qualquer estado do Brasil é o principal pré-requisito. O programa terá início no dia 01 de março de 2021, possui duração de dois anos e oferece bolsa de R$ 9 mil mensais.

“Vamos conseguir qualificar esse primeiro atendimento à população. Aliar a expertise acadêmica com o trabalho de campo, de forma colaborativa, será fundamental nesse processo”, coordenadora de Educação Permanente em Saúde do Município.

O que é a Residência Médica
A Residência Médica é um curso de pós-graduação voltada a médicos recém-formados. Eles são submetidos a um regime especial de treinamento em serviço e orientados por outros profissionais acadêmicos com larga experiência na área. Os programas costumam durar cerca de dois anos – exceto o de neurocirurgia, que tem prazo mais alongado - e, após a conclusão, o médico recebe o título de especialista.

O programa é gerenciado pelo Ministério da Educação (MEC), sob regimento da Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM).