A informação foi passada durante reunião entre o prefeito e o Conselho Municipal de Saúde, no Paço Moacir dos Santos Filho


Dos mais de 287 mil habitantes de Guarujá, conforme último Censo, 271 mil utilizam os serviços da rede municipal de saúde. Para atender toda a demanda, a Prefeitura não mede esforços e aplica 26% do Orçamento Municipal na política pública de Saúde, investindo 11% a mais do que é preconizado pela Constituição Federal, que prevê a destinação de 15% do Tesouro Municipal.


Para tratar desse e demais assuntos relacionados ao atendimento à população usuária do Sistema Único de Saúde (SUS) na Cidade, o prefeito de Guarujá, recebeu os membros do Conselho Municipal de Saúde no Paço Moacir dos Santos Filho, na manhã da última quinta-feira (15).


O chefe do Executivo pontua que a Saúde é o ‘calcanhar de Aquiles’ de qualquer gestor. “Temos uma população em que 90% depende da rede municipal de saúde. Por isso, nosso dever é darmos a atenção que os munícipes precisam. Esta é uma Secretaria desafiadora e vocês, conselheiros, são também fiscalizadores”.


O presidente do Conselho Municipal de Saúde, José Carlos Simões, aproveitou a oportunidade para falar da importância de manter o diálogo com a Secretaria de Saúde. “A aproximação com a Secretaria é fundamental. E o papel do Conselho é este: trabalhar junto e, também, verificando o que não está legal, para melhoria do sistema”.


Atendimento em Saúde é prioridade


O secretário municipal de Saúde, relatou que o Município não tem medido esforços para garantir os investimentos. “A Saúde sempre foi uma prioridade para o prefeito. O Município deveria, obrigatoriamente, destinar 15% do seu orçamento em saúde, mas efetivamente os gastos em saúde totalizaram 26% do orçamento em 2023”, conta.


O titular da pasta fez um balanço referente ao segundo quadrimestre de 2023. O conteúdo reuniu serviços, aplicação de recursos, despesas, folha de pagamentos, fornecedores, volume de atendimentos, insumos e materiais, de todos os serviços disponíveis na rede municipal.