Além da manutenção da frota, a empresa City Transporte, que administra o transporte coletivo da Cidade, adotou uma série de medidas de prevenção à Covid-19

Neste período de pandemia do novo coronavírus, enquanto em algumas cidades a frota de ônibus foi reduzida, Guarujá consegue manter a qualidade dos serviços sem prejuízo aos passageiros. Atendendo a um protocolo estabelecido entre a Prefeitura Municipal e a City Transporte, concessionária do transporte coletivo na Cidade, um total de 125 veículos permanece no atendimento à população diariamente.

Além da manutenção da frota, a empresa, que administra o transporte coletivo da Cidade, adotou uma série de medidas de prevenção à Covid-19. Uma delas é o esquema de higienização de seus veículos. A limpeza acontece ao término de cada viagem, nos terminais do Ferry Boat e de Vicente de Carvalho e nos terminais secundários, Perequê e Morrinhos. A iniciativa se soma à limpeza convencional já realizada em todos os ônibus, antes do início e término da operação.

Na limpeza externa, os veículos passam no lavador e em seguida são limpos os pneus, vidros e portas. Já a limpeza interna é realizada com produtos multiuso e desinfetantes, de ação bactericida e germicida. São higienizados os assentos, balaústres, botões, vidros e toda a ��rea interna dos veículos.

Um item importante que requer a manutenção preventiva é o ar condicionado. O aparelho é equipado com filtro que retém impurezas do ar, como poeira e fumaça, renovando o ar no interior do coletivo, além de bloquear em mais de 80% a circulação de organismos, como fungos e bactérias. O ‘filtro de cabine’ é limpo e higienizado por equipe especializada e substituído semanalmente.

Terminais

Outra novidade é a aferição de temperatura dos passageiros por termômetro digital infravermelho, diariamente, nos terminais de Vicente de Carvalho e Ferry Boat, das 7 às 20 horas. Os locais também receberam serviços de desinfecção realizados pelas Forças Armadas e Secretaria Municipal de Operações Urbanas.

Na ação, foi utilizada uma solução à base de hidrocloreto, substância com eficiência comprovada na eliminação de vírus e bactérias. Fora isso, uma tenda de desinfecção e uma estação de higienização foram instaladas no Terminal do Ferry Boat.

Outra medida adotada por meio do decreto municipal 13.618, foi o uso de máscaras pelos passageiros e também funcionários. Cartazes de conscientização foram afixados nos veículos.

Linha Especial

Os profissionais que estão trabalhando no Hospital de Campanha, instalado no hangar da Base Aérea de Santos, que fica em Vicente de Carvalho, contam com um ônibus exclusivo. O veículo realiza o transporte durante a troca de turnos das equipes, nos sete dias da semana. O ônibus foi adesivado em homenagem aos profissionais na linha de frente no combate ao coronavírus e faz o trajeto da Base Aérea ao Terminal de Vicente de Carvalho.

Abrigos

Nos últimos meses, foram instalados 29 novos abrigos de ônibus. Desses, seis pontos contam com iluminação alimentada por energia autossustentável (solar), gerida por meio de uma placa fotovoltaica, que economiza energia elétrica. Além disso, 20 novos totens foram instalados em parceria com a Secretaria de Turismo, nos quais são expostas imagens dos pontos turísticos da Cidade.