30 munícipes estiveram presentes no local e participaram de palestra didática sobre a doença

A Prefeitura de Guarujá promoveu, na última quarta-feira (31), palestra de conscientização sobre hanseníase com 30 munícipes na Unidade de Saúde da Família (Usafa) do Morrinhos (Rua Poeta Alberto de Oliveira s/n – Jardim Brasil). O encontro ministrado pelo médico Aleff Mascarenhas foi conduzido de forma didática, tirando dúvidas e orientando os moradores do bairro sobre a doença. A iniciativa é uma realização da Secretaria de Saúde.

Após a reunião, os presentes conheceram a ficha utilizada na consulta para quando o paciente apresentar queixas ou suspeitas da enfermidade. Além disso, a Unidade ficará à disposição para acolher qualquer munícipe da área de cobertura que apresentar sintomas.

A gerente da Usafa, Valdirene José, destaca a importância de conscientizar a população sobre a doença e o tratamento. “O diagnóstico precoce evita, além das sequelas que podem ser incapacitantes para o portador, a contaminação de indivíduos próximos. Além disso, conversar sobre a doença evita estigmas ultrapassados”, ressalta.

Doença tem cura

Hanseníase é uma doença rara e é causada por infecção pela bactéria Mycobacterim leprae. Ela afeta a pele, olhos, nariz e os nervos periféricos. Entre os sintomas mais comuns, estão manchas claras ou vermelhas na pele, junto à diminuição da sensibilidade, dormência e fraqueza nas mãos e pés. A doença pode ser curada com medicamentos e o tratamento precoce evita sequelas.