Estações para higienização das mãos ficam na estação das catraias e na Praça Mário Covas, no Morrinhos. Usuários das catraias terão à disposição, ainda, uma tenda de desinfecção

A Prefeitura de Guarujá instalou, na última quarta-feira (6), mais duas estações públicas de higienização, com pias e dispensers de sabonete líquido para as mãos, com o objetivo de reduzir as chances de transmissão da Covid-19. Equipamentos foram instalados na Praça Mário Covas, no bairro Morrinhos, e na estação das catraias, em Vicente de Carvalho. Medidas são de prevenção contra o novo coronavírus.

Além da estação de higienização, uma nova tenda para desinfeção foi instalada na travessia de barcas, em Vicente de Carvalho. Método aplicado na China consiste em um túnel onde é borrifado sobre o transeunte uma solução com hipoclorito de sódio em gotículas para desinfecção de roupas.

O Município já contava com outras quatro estações públicas de higienização para as mãos, que foram montadas em locais estratégicos da Cidade: as praças dos Expedicionários (Centro), Praça Horácio Lafer (Jardim Tejereba), Praça 14 Bis (Vicente de Carvalho) e em frente à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Matheus Santamaria (Avenida Santos Dumont, 856 – Santo Antônio), conhecida como PAM da Rodoviária.

Já as outras duas tendas de descontaminação estão instaladas juntamente aos postos volantes em frente à UPA Matheus Santamaria e à UPA Vicente de Carvalho (Av. São João, 111 – Pae Cará). Essa estratégia de desinfecção de roupas está entre as medidas implementadas por um complexo industrial na Cidade de Chongqing, no sudoeste da China, para conter a disseminação do vírus entre os trabalhadores. As estruturas montadas fazem parte de iniciativa da Prefeitura de Guarujá, em parceria com a Organização Social (OS) Pró-Vida. Há, ainda, a possibilidade de implantar os equipamentos em outros locais da Cidade.

Balanço das tendas e postos volantes

Os postos volantes com carretas e tendas fazem parte do Plano Contingente de Coronavírus e atendem pacientes que apresentam sintomatologia respiratória. O posto volante instalado em frente à UPA Matheus Santamaria (Av. Santos Dumont, 856 – Santo Antônio) totalizou, até a última quarta-feira (6), 4.137 atendimentos. Já na estrutura em frente à UPA de Vicente de Carvalho, foram realizados 2.463, somando 6.600 atendimentos nos dois equipamentos.

As tendas de descontaminação, com duchas que desinfectam as roupas a fim de evitar a contaminação pelo novo coronavírus, já realizaram 2.676 atendimentos.