Médicos serão recebidos às 11 horas obedecendo a todas as regras sanitárias de combate ao novo coronavírus; eles já estão em atividade no Município

Guarujá receberá a partir desta quarta-feira (6) um reforço de novos médicos para a rede municipal de saúde. Um total de nove profissionais credenciados junto ao programa ‘Mais Médicos’ do Governo Federal se apresentam à Cidade neste dia 6, a partir das 11 horas, sendo recepcionados pelo prefeito da Cidade, em seu gabinete no Paço Moacir dos Santos Filho (Avenida Santos Dumont, 800, no Santo Antônio). As boas-vindas aos profissionais obedecerá a todas as regras sanitárias de combate ao novo coronavírus na Cidade.

Guarujá possui 21 vagas para o Programa, mas até o momento, apenas nove médicos se apresentaram. A expectativa é de que até a segunda quinzena de junho as vagas sejam preenchidas. Duas chamadas já ocorreram e outras três estão programadas. Para a terceira chamada o prazo é até o próximo 26; a quarta até 8 de junho, e por fim, a quinta datada até 18 de junho.

Os nove médicos que se apresentam nesta quarta já estão em atividade, sendo distribuídos nos seguintes postos: Unidade Básica de Saúde (UBS) do Pae Cará; e nas Unidades de Saúde da Família (Usafas) dos bairros Cidade Atlântica, Vila Edna, Morrinhos, Jardim Brasil, Jardim dos Pássaros e Jardim Las Palmas.

Vale salientar que em novembro de 2018, Guarujá sofreu uma baixa no Programa ‘Mais Médicos’, quando perdeu 29 profissionais cubanos. Eles deixaram seus postos no dia 21 de novembro daquele ano, por determinação de seu país natal.

Segundo a diretora de Atenção Básica e Especialidades da Secretaria de Saúde de Guarujá, “o Programa pode ser considerado uma iniciativa de maior destaque no âmbito do SUS, porque ele supre a falta de médicos em regiões vulneráveis e fortalece a atenção primaria. Ele diminui as desigualdades no tocante às carências de médicos nessas regiões e fortalece a assistência à saúde na Atenção Básica".