Equipes da Secretaria Municipal de Saúde fiscalizaram borracharias,  ferros-velhos, pátio de veículos, entre outros locais


Para combater a proliferação do mosquito Aedes aegypti, a Prefeitura de Guarujá intensificou a vistoria em pontos estratégicos. Ao todo, são 150 pontos por toda a Cidade como borracharias, ferros-velhos, pátio de veículos, contêineres e, também, residências. Nesta semana, os serviços foram realizados na Vila Baiana e Vila Júlia.


Os agentes de combate e controle às endemias fiscalizam esses locais quinzenalmente. Dependendo do potencial de propagação do mosquito, os trabalhos podem ocorrer mensalmente. Durante a visita, eles realizam tratamento químico e ainda reforçaram aos munícipes os cuidados necessários para evitar a formação de larvas e criadouros.


O supervisor geral de combate à dengue, Marcos Antônio Ramos, pontuou que “além da vistoria, fazemos tratamento químico utilizando um residual que impede a proliferação de larvas por até dois meses”, explicou. O material é fornecido pelo Ministério da Saúde, por meio da Coordenadoria de Controle de Vetor da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo.


Marcos também comentou da parceria com a Vigilância Sanitária e a orientação aos munícipes. “Procuramos sempre explicar aos moradores sobre os cuidados. A necessidade da instalação de coberturas em locais abertos, por exemplo, é uma questão importante nesses pontos estratégicos. Neste aspecto, a Vigilância Sanitária trabalha em conjunto conosco, notificando sobre os locais estratégicos que não a possuem”, finalizou.


Funcionário de um ferro-velho visitado pelos agentes, Francisco Maciel, comentou os cuidados que já possui e exaltou o trabalho dos agentes públicos. “Aqui sempre jogamos cloro e não deixamos acumular poças d’água. É de grande importância essa orientação da Vigilância para a nossa segurança”, ressaltou.