Além deles, 34% dos profissionais de saúde também foram vacinados; a partir de segunda (30) serão inclusos profissionais de defesa e segurança

Nesta campanha de vacinação contra a gripe, Guarujá já vacinou 85% da sua população idosa. Eles são o público alvo desta primeira etapa juntamente com os profissionais com formação na área da saúde, que já contabiliza 34,2% de imunizados. Neste sábado (28) chegaram mais oito mil doses ao Município para dar continuidade à campanha na segunda-feira (30). Até ontem (27), o estoque de vacinas ficou zerado em nove unidades.

Desde o início da campanha no último dia 23 até sexta-feira (27), Guarujá aplicou um total de 26.722 doses. Destes, 23.060 foram em idosos, sendo 420 pacientes assistidos pelo Serviço de Internação Domiciliar (Siad) e 188 de idosos acamados que moram em locais sem cobertura da estratégia de saúde da família (ESF) e fizeram o cadastro através do telefone do Siad, totalizando 608 no momento. Na próxima semana, o este serviço vacinará dependentes de oxigênio assistidos pelo programa.

Quanto aos profissionais da saúde, também público alvo desta etapa da campanha, 3.662 receberam a vacina até agora. Além disso, nesta segunda-feira (30), profissionais de defesa e segurança também deverão ser imunizados. A medida foi comunicada pelo Estado ao Município na noite desta sexta-feira (27). Este público representa aproximadamente duas mil pessoas na Cidade.

Falta da vacina e novas remessas

Neste sábado (28) chegaram mais oito mil doses ao Município para dar continuidade à campanha a partir de segunda-feira (30). Até sexta-feira (27), o estoque de vacinas ficou zerado nas seguintes unidades: Pae Cará, Vila Alice, Santa Rosa, Jardim Boa Esperança, Jardim dos Pássaros, Jardim Las Palmas, Jardim Progresso, Perequê e Vila Áurea.

Esses postos serão priorizados com os novos lotes recebidos neste sábado (28), de modo que demais locais da rede municipal contam com vacinas para, pelo menos, iniciar atendimento desta segunda. Por isso, ainda neste dia 30, as nove unidades que estão com estoque zerados, especificamente, iniciarão o atendimento à população a partir das 10 horas, seguindo até às 17 horas, ou enquanto disponibilizar doses.

Mais sobre a campanha e sistema drive thru

A vacinação em Guarujá tem como meta um total de 103.605 pessoas a serem imunizadas em toda as etapas da campanha, conforme público prioritário. O Ministério da Saúde preconiza que sejam imunizadas 90% da população prioritária. A campanha na Cidade prossegue até o dia 22 de maio, sendo o dia 9 de maio, o Dia D de mobilização nacional contra a doença.

De modo geral, a Cidade mantém à disposição da população 20 postos, entre unidades básicas (UBSs) e de saúde da família (Usafas), que funcionam geralmente de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas. Exceto quando há desabastecimento.

Já no dia D de mobilização nacional da campanha, que ocorrerá no dia 9 de maio, serão 21 postos abertos (ver lista abaixo). Outra informação importante é que Guarujá continua com o sistema drive thru em todos os locais de vacinação, para facilitar o acesso da população na prevenção contra a gripe.

Confira o cronograma para vacinação:

1ª etapa – desde o último dia 23 de março: pessoas com mais de 60 anos e profissionais da saúde e, a partir desta segunda (30), serão incluídos os profissionais de força de segurança e salvamento

2ª etapa – a partir de 16 de abril: professores e doentes crônicos

3ª etapa – a partir de 9 de maio: crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, puérperas, adultos de 55 a 59 anos, funcionários do sistema prisional e adolescente em medidas socioeducativas

Segue a lista das unidades para campanha incluindo dia “D”:

Usafa Vila Áurea

Rua Josefa Hermínia Caldas, s/nº

Usafa Jardim Brasil
Rua Poeta Alberto de Oliveira, s/n

UBS Prainha (somente no Dia “D” 09/05)
Rua Nova, 170 em Vicente de Carvalho