No equipamento, há três pacientes em UTI e outros 14 em leitos de enfermaria

Com operações iniciadas no último sábado (9), o hospital de campanha de Guarujá, instalado dentro do hangar da Base Aérea, em Vicente de Carvalho, já tem, até o momento, 17 pacientes internados em tratamento do novo coronavírus.

Dos 17 pacientes, 14 são homens e três são mulheres, com faixa etária dos 27 aos 85 anos. Eles deram entrada no hospital de campanha entre sábado (9) e quarta-feira (13).

Conforme o secretário-adjunto de Saúde, a dinâmica de ocupação no local tem se dado por meio da transferência de pacientes nos leitos das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), que são a porta de entrada da rede municipal de saúde com relação à Covid-19.

No equipamento, à disposição desde o último dia 8, há 70 leitos, sendo 50 clínicos e 20 de UTI. O complexo possui duas tendas e soma três mil metros quadrados, contando com mais de 260 profissionais de saúde.

O hospital de campanha de Guarujá é o único do Brasil montado numa base militar. De acordo com o secretário municipal de Saúde de Guarujá, o hospital é mais uma medida importante no enfrentamento à pandemia na Cidade. “Esta é uma parceria inédita com o Ministério da Defesa, através da Base Aérea. O local reúne tecnologia de ponta e que com certeza vai nos auxiliar muito no combate à doença em nosso Município”.

O valor do investimento do Hospital de Campanha é de R$ 14,9 milhões, por 90 dias de funcionamento. Do valor total, R$ 3,2 milhões são do tesouro municipal, mais R$ 3,2 milhões enviados pelo Governo do Estado e a maior parte, R$ 8,5 milhões, fruto de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado entre a Prefeitura de Guarujá e o Ministério Público (MP) de São Paulo, que permitiu, com a devida autorização do Conselho Municipal do Meio Ambiente (Comdema), a transferência de recursos do Fundo Municipal do Meio Ambiente para o Fundo Municipal de Saúde.

O órgão permitiu, com a devida autorização do Conselho Municipal do Meio Ambiente (Comdema), a transferência de recursos do Fundo Municipal do Meio Ambiente para o Fundo Municipal de Saúde. Esses recursos também contemplam a montagem, aquisição de máquinas, equipamentos – incluindo os respiradores –, manutenção e os salários dos funcionários, como médicos e enfermeiros.

Todo o maquinário que será usado nesses três meses de operação deverá, posteriormente, ser incorporado ao patrimônio municipal e distribuído nas unidades de saúde. A gestão do complexo está a cargo da Organização Social Aceni.

Estrutura de leitos para Covid-19 na rede municipal

Ao todo, a rede municipal conta com um total de 192 leitos no combate à Covid19 na Cidade. Neste sentido, o Hospital Santo Amaro, equipamento filantrópico, conta com mais 10 leitos extra de UTI contratados pelo Município.

As Unidades de Pronto Atendimento (UPA) também possuem leitos destinados ao novo coronavírus. São 24 leitos (20 de observação e 4 de isolamento) na UPA Rodoviária; 30 leitos (12 clínicos, 8 semi-intensivos e 10 de pediatria) na UPA de Vicente de Carvalho; e mais 18 leitos (14 clínicos e 4 semi-intensivos) na da UPA Enseada.

Há ainda 20 leitos de retaguarda para pessoas em situação de rua em dois Centros de Atenção Psicossocial, sendo 10 à disposição no Caps AD e os demais no Caps III. A mesma quantidade, 20 leitos, só que de clínica médica, também foi disponibilizada no Ambulatório de Referência de Especialidades (ARE).