Evento, que acontece pela primeira vez na Cidade, será realizado até domingo (8),  no Grand Hotel Guarujá, no Morro do Maluf

A Federação Nacional das Escolas de Samba (Fenasamba), em parceria com a Prefeitura de Guarujá, por meio das secretarias de Cultura (Secult) e de Turismo (Setur), realiza neste sábado (7) e domingo (8), a partir das 9 horas, no Grand Hotel Guarujá (Alameda Marechal Floriano Peixoto, 311 – Morro do Maluf), o seu primeiro Congresso Nacional (Conasamba).

Quem marcará presença no sábado é Anísio Abraão David, presidente de honra da escola de samba carioca Beija-Flor de Nilópolis, desde os anos 70, além de mais de 100 representantes de agremiações nacionais durante os dois dias.

A Fenasamba foi criada em 2017 para representar os carnavalescos e sambistas de todo o país e ser um canal de interlocução com a sociedade. Ao todo, a federação conta com associados de 12 estados brasileiros, totalizando, aproximadamente 600 escolas. O evento em Guarujá também marcará a terceira Assembléia Geral da entidade.

O secretário de Cultura de Guarujá destaca que o congresso é uma excelente oportunidade para as escolas de samba da Cidade se aprimorarem em diversos sentidos. Ele lembrou que o Município publicou recentemente um edital convocando as agremiações locais para apresentarem suas documentações, com vistas ao Carnaval 2020. “Teremos boas notícias em breve”, prevê.

O presidente da Federação, Kaxitu Ricardo Campos, considera o evento uma atividade histórica. “O congresso marca o renascimento do carnaval em Guarujá. A cidade é representativa dentro do samba, e a iniciativa da Prefeitura de retomar a festa foi o que nos motivou a sediar o evento no Município, consideramos a oportunidade como um ponto inicial”.

As expectativas de Kaxitu para o evento são altas. Ele espera que a oportunidade demonstre o apoio da comunidade do samba à cidade de Guarujá, promovendo a discussão sobre a gestão do carnaval. “É importante que as pessoas entendam a importância econômica da festa, da geração de empregos e de renda que ela proporciona”, afirma.

Diversos painéis estão programados, com nomes como Demis Roberto (ex-diretor de harmonia da Império da Casa Verde, Unidos de Vila Maria e Independente, atual diretor da Camisa 12); Marcelo Casanossa (compositor campeão nas escolas Vai Vai, Mancha Verde e Império da Casa Verde, onde foi diretor de carnaval) e Rogério Felix (diretor de harmonia e carnaval na Dragões da Real).

Também estão confirmados os presidentes Paulo Sérgio Ferreira, da Liga Independente das Escolas de Samba de São Paulo (LIGASP), Walace Palhares, da Liga das Escolas de Samba do Rio de Janeiro (LIERJ) e Alexandre Magno, da União das Escolas de Samba Paulistanas (UESP).

Programação:

Sábado (7)

9h às 12h30 - Credenciamento

10h às 12h30 - Painéis e Debates

13h às 14h30 - Almoço

14h - Mesa de Abertura (apresentação e debate sobre a pauta da assembleia); Avaliação do período 2018/2019; Planejamento de organização nas regiões.

14h30 às 18h30 - Reunião deliberativa.

21h - Atividade Cultural.

Domingo (8)

9h - Painel “Estrutura e organização dos eventos de carnaval”

10h às11h15 - Reunião de diretoria.

10h20 - Painel “Organização visual do espetáculo carnavalesco”

11h30 às 12h30 - Apresentação das deliberações finais e leitura da carta e Guarujá.

11h40 - Painel “Estrutura musical e rítmica do desfile de escola de samba”

13h - Almoço de encerramento e confraternização.

As inscrições para o congresso podem ser feitas neste link: http://bit.ly/2Yfapvj