Há 15 anos na rede municipal de saúde, ela é uma das coordenadoras das unidades de fisioterapia da Prefeitura, e também atua no Hospital Santo Amaro

Acometida pelo novo coronavírus, a fisioterapeuta que é uma das coordenadoras de uma unidade de Fisioterapia da Prefeitura, 54 anos, não está totalmente recuperada, pois apresenta algumas sequelas, como por exemplo uma lesão no pulmão. Por ter como comorbidade uma doença autoimune nos pulmões, ela está impedida de fazer esforço e, deste modo, ainda não pode voltar aos postos de trabalho.

Vivendo uma fase turbulenta pós-doença, ela não acredita quando vê que pessoas não dão a devida importância para a gravidade da Covid-19. “Quanto às pessoas que insistem em dizer que é só uma gripezinha, sinto muito por eles. Infelizmente, ouvi isso até de alguns profissionais. Acredito que muitos estão perdidos, pois é algo que surgiu de repente e não há vacina. Lidamos com probabilidades e não certezas”, comentou.

Há 15 anos na rede municipal de saúde, a profissional tem, ainda, 19 anos dedicados ao Hospital Santo Amaro (HSA). Em Guarujá, 75 pessoas já se recuperaram da doença até o momento, e a profissional espera que, em breve, possa, de fato, fazer parte dessa lista. “Além das sequelas, ainda espero uma posição do INSS devido ao meu outro vínculo empregatício e por isso não sei como será meu retorno”.

Afastada dos trabalhos, ela teve suspeita da Covid-19 em 6 de abril. Fez os exames e, na mesma semana, já sentia fadiga, calafrios, cefaleia intensa, rouquidão, tosse seca, vômitos, além de um transtorno gastrointestinal, com a perda de olfato. Piorou na madrugada do dia 9 de abril, onde precisou ficar internada até o dia 17. “Fiquei na enfermaria dependendo de oxigênio via catéter, mas não cheguei a ir para a UTI”.

Casada e mãe de dois filhos, a fisioterapeuta lembra que o marido e um dos filhos positivaram para a doença. “Todos fomos medicados e mantemos o isolamento domiciliar. Nesse período, contamos com o apoio dos demais colegas e amigos, e também da Secretaria de Saúde”. Já o outro filho dela teve o resultado negativo para a Covid-19 e precisou ficar isolado em outro local por duas semanas.