Cinco linhas estão disponíveis, desde o fim de março, no número (13) 3308-6820; até quarta-feira (29), 529 ligações foram atendidas na Central, e mais de mil foram realizadas para acompanhamento

Com a flexibilização do comércio em Guarujá, através do decreto municipal 13.610, a Central de Atendimento, criada para tratar de questões de saúde relacionadas à pandemia da Covid-19 em Guarujá, registrou um pico de atendimento. Somente nos últimos sete dias, 204 ligações foram recebidas, ou seja, cerca de 38% do total de 529 atendimentos, desde que a Central começou a funcionar, no dia 27 de março. As ligações são atendidas nas cinco linhas disponíveis pelo serviço, centralizadas no número (13) 3308-6820.

Grande parte dessas chamadas foi feita pelos próprios comerciantes. O dado demonstra que o setor tem buscado informações sobre a doença, procurando minimizar os riscos.

Casos suspeitos de Covid-19

Além das ligações recebidas, desde o último dia 13 a Central também realiza o acompanhamento de casos suspeitos e confirmados de Covid-19 na Cidade, tendo realizado mais de mil ligações com esse propósito.

O efetivo do atendimento é formado por 32 profissionais habilitados da área da saúde, entre técnicos, auxiliares, dentistas e psicólogos. A iniciativa visa auxiliar quem tem dúvidas sobre o vírus, além de receber sugestões e reclamações. O acompanhamento tem como objetivo auxiliar na boa recuperação dos pacientes, fazendo parte das ações da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) para monitorar os casos.

As linhas funcionam em sala anexa à Sesau, no Paço Municipal Raphael Vitiello (Av. Santos Dumont, 640 -Santo Antônio) e estão à disposição de todos os munícipes, incluindo os profissionais de Saúde, que desejarem receber orientações ou partilhar experiências.
A Central de Atendimento atende principalmente questões ligadas à área da saúde, no entanto, também está aberta para denúncias e dúvidas sobre outros temas relacionados ao coronavírus.