Programa Verão no Clima estará nas principais praias da Cidade, a fim de levar informação para turistas e munícipes

Pelo terceiro ano consecutivo, a Prefeitura de Guarujá leva conscientização ambiental para seus turistas e banhistas durante a temporada de verão. A partir de 3 de janeiro, o Programa Verão no Clima estará nas praias de Pitangueiras e Astúrias para fornecer informação, realizar atividades e mutirões de limpeza, a fim de incentivar o descarte adequado de resíduos.

Contando com quatro monitores no período da manhã, e quatro à tarde, as equipes do Verão no Clima estarão a postos nas praias, de sexta-feira a domingo, até o final de fevereiro. Ao todo, serão 14 profissionais com experiência na área ambiental auxiliando os banhistas a preservarem o bom estado dos locais.

Neste ano, com a ajuda de voluntários, o programa foi capaz de recolher cerca de 300 quilos de resíduos sólidos, por meio de mutirões de limpeza, por toda a Cidade. Também foram realizadas caminhadas e exibido filme ao ar livre, eventos responsáveis por arrecadar 400 quilos de alimentos para o Fundo Social de Solidariedade de Guarujá.

A receptividade dos munícipes com a iniciativa mostrou a vontade da população em querer um meio ambiente melhor. Atualmente, o Brasil produz cerca de 11,3 milhões de toneladas de lixo plástico por ano, por isso, é de suma importância cuidar do bem-estar da Cidade e das praias.

Letícia Fernanda da Silva participa do Verão no Clima desde 2018, na Praia de Pitangueiras. Ela conta que, após dois anos, é perceptível a evolução e a mudança no comportamento das pessoas ao serem abordadas pelos monitores. “Tanto munícipes quanto turistas estão demonstrando mais interesse e preocupação com a causa ambiental. Acredito que nesta próxima temporada conseguiremos sensibilizar e atingir um público cada vez maior, criando novos multiplicadores”.

O Programa Verão no Clima é uma iniciativa da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Meio Ambiente, em parceria com a Prefeitura de Guarujá, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam) e Gestão de Praias.