Benfeitoria compõe o histórico conjunto de obras de macrodrenagem do Rio Santo Amaro, que acontecem no bairro Santo Antônio; em outro ponto equipes seguem na colocação de estacas na casa de bombas do piscinão um

Um canal que evitará alagamentos está sendo construído na Avenida das Acácias, no Santo Antônio. Essa é mais uma etapa do conjunto de obras da macrodrenagem do Rio Santo Amaro, que têm como objetivo a redução expressiva de enchentes no bairro do Santo Antônio, com benefício direto a cerca de 13 mil moradores.

Simultaneamente, as equipes seguem na colocação de estacas na casa de bombas do piscinão um. O projeto completo prevê a construção de três piscinões, como são também chamados os reservatórios controlados por comportas, além da reconstrução de canais, obras de drenagem, pavimentação, calçadas, guias e sarjetas. Os investimentos são de R$ 77,5 milhões do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), por meio do Programa Avançar Cidades.

O secretário municipal de Infraestrutura e Obras, explica que, ainda no mês de abril, será iniciada a escavação do reservatório 2 e, além disso, está sendo preparado o terreno para execução das vigas de ancoragem do reservatório três. “Nosso maior objetivo é fazer com que as chuvas intensas não afetem mais o bairro. Para isso, estamos com a atenção e sensibilidade voltadas para os moradores do Santo Antônio”, afirma.

O projeto
O conjunto de intervenções proposto para o local inclui ainda um sistema de proteção contra inundações, por meio da ampliação da capacidade dos canais e galerias existentes, associado a um sistema de proteção dos efeitos da maré.

De acordo com o projeto, os piscinões ficarão no final de cada canal, próximos ao Rio Santo Amaro, e entre eles haverá um dique de proteção. O primeiro, que será erguido na Rua Paulo Orlandi, será o menor, com volume útil de 7.078 m³, com três metros de altura.