Centros são responsáveis pela organização e oferta dos serviços socioassistenciais no Município


Com o objetivo de proporcionar melhores condições de atendimento às famílias em situação de vulnerabilidade social, a Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social de Guarujá (Sedeas) está realizando uma série de melhorias e reparos de manutenção nas unidades dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras).


Os equipamentos estão recebendo intervenções com o objetivo de adequar os próprios públicos para receber e atender melhor os munícipes. Entre os serviços que estão sendo executados, destacam-se a implantação de rampas de acessibilidade, pintura geral, além de impermeabilização de teto e paredes.


Serviço


O Centro de Referência de Assistência Social (Cras) é o local onde as equipes de trabalho organizam a oferta dos serviços socioassistenciais da Proteção Social Básica do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), nas áreas de vulnerabilidade e risco social do Município.


Guarujá conta com quatro unidades do Cras, nos seguintes bairros: Enseada, Morrinhos, Santa Rosa e Vicente de Carvalho. Realizam juntas mais de 800 atendimentos por mês e oferecem diversos tipos de serviços, como o realizado por assistentes sociais, psicólogos, recreacionistas e arte-educadores, entre outros.


Com o objetivo de estender o atendimento nos bairros, a Sedeas ampliou a atuação dos Cras Enseada e Santa Rosa, que também abrangem os polos nos bairros Perequê e Santa Cruz dos Navegantes, respectivamente.


O Município segue as normas do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). As unidades auxiliam famílias a saírem da situação de risco social, oferecendo o primeiro suporte para o encaminhamento aos serviços públicos.


Por meio dele, são ofertados os serviços de Proteção e Atenção Integral à Família (PAIF) e Convivência e Fortalecimento de Vínculos. Os Cras são referência para a inclusão dos usuários em benefícios oferecidos pelo Governo Federal, através do Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico).


Confira o endereço das unidades do Cras em Guarujá:


 Cras Morrinhos


Rua Manoel Vicente Brito, s/nº – Morrinhos III (próximo à Escola João de Oliveira)


Atendimento: segunda a sexta-feira – 8 às 17 horas – contato: 3383-1018


Cras Santa Rosa


Rua Azul Loureiro, 1020 – Santa Rosa (próximo ao INSS)


Atendimento: segunda a sexta-feira – 8 às 17 horas – contato: 3358-2011.


Polo Santa Cruz dos Navegantes (extensão do Cras Santa Rosa)


Centro Comunitário Santa Cruz Navegantes – R João Pacatuba dos Santos,13  Atendimento: quarta-feira – 14 às 17 horas


 


Cras Vicente de Carvalho – Rua Oswaldo Aranha, 800 – Jardim Maravilha. (próximo à Escola Municipal Napoleão Laureano)


Atendimento: segunda a sexta-feira – 8 às 17 horas– Contato: 3342-7603.


Cras Enseada – Rua José Silva Figueiredo, 209 – Jardim Três Marias


(próximo à Pizzaria Micheluccio)


Atendimento: segunda a sexta-feira – 8 às 17 horas –  Contato: 3392-1148.


Polo Perequê - (extensão do Cras Enseada)


Rua da Madeira, 23 – Perequê


Atendimento: quarta-feira – 14 às 17 horas.